FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Em operação conjunta, 15 escorpiões são capturados em Maracajá

maracaja escorpiões capturados 2019 0319 1

Um total de 15 escorpiões foram capturados por técnicos das vigilâncias sanitárias municipal e estadual em operação realizada na última terça-feira, 19, em bueiros da Avenida Nossa Senhora da Conceição, principal acesso a Maracajá, e em uma residência. Os locais vistoriados e onde foram encontrados os espécimes são todos nas proximidades do elevado da BR-101.

Conforme os técnicos das vigilâncias sanitárias, os bueiros e caixas de gorduras das residências são locais onde se proliferam baratas, principal alimento dos escorpiões. A preocupação é que a partir das tubulações de águas pluviais os escorpiões tenham acesso ao interior de residências por sistemas hidráulicos. Manter ralos tapados enquanto não são usados é uma forma de prevenção.

Fábio Sabino, da Vigilância Sanitária estadual explica que o fundamental para prevenir é manter os ambientes limpos, sem lixo, restos de madeiras e materiais de construção acumulados, jardins e terrenos com vegetações densas e altas. Gretas em paredes e muros devem ser fechadas e sob armários e outros móveis devem ser limpo constantemente, pois serve de abrigo aos animais.

Maderonchi
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Os escorpiões ocupam as cidades em busca de alimento fácil e abundante, como as aranhas, baratas e outros insetos. Onde há essa oferta, cresce muito a probabilidade de se encontrar um escorpião para aproveitá-la. Limpezas regulares das residências, fechamento de ralos e até mesmo dedetizações regulares reduzem muito as populações dessas presas e dão conta desse item na maioria dos casos.

Não há venenos específicos contra os escorpiões e tentar eliminá-los desta forma é preocupante. Conforme os técnicos, as fêmeas não precisam de machos para se reproduzir e iniciam este processo sempre que têm suas vidas ameaçadas. “A prevenção e a higiene dos ambientes, dentro e fora de casa, é a ação mais correta”, reafirma Carlos Fernando Costa, da Vigilância Sanitária de Maracajá.

Outra recomendação é afastar 10 centímetros as camas das paredes e impedir que lençóis e cobertores toquem o chão. Em caso de acidente de picada pelo escorpião a ação mais segura é encaminhar a vítima rapidamente para um hospital e, se possível, capturar o animal agressor para que seja identificado e utilizado o medicamento mais adequado.

Francine Ferreira – Gilvan de França


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo