FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Infraestrutura

Ônibus de Criciúma deverão ter alertas sonoros

amarelinho onibus

Os vereadores de Criciúma aprovaram na sessão desta terça-feira, 16, o Projeto de Lei nº 099/2018 de autoria do vereador Daniel Virtuoso Cipriano (PSDB) que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo do Município instalar, em seus ônibus, um dispositivo de alerta sonoro de identificação da linha e da parada de ônibus.

Conforme a matéria, as empresas concessionárias ficam obrigadas a instalarem, o dispositivo de alerta sonoro de que será acionado sempre que o ônibus chegar ao ponto de parada. As despesas decorrentes da instalação deste sistema ficarão a cargo das empresas concessionárias.

“Uma das maiores dificuldades de pessoas com deficiência visual, analfabetos e idosos, hoje, são os locais públicos de convívio comum. Entre eles, os pontos de ônibus, com a falta de calçadas adequadas, sinalização e orientação apropriadas. Neste caso, uma das maiores dificuldades é identificar o destino, principalmente nos pontos utilizados por múltiplas linhas. No momento em que uma pessoa com deficiência visual chega até o terminal de transporte público, se ela não estiver acompanhada, terá de pedir auxílio, porém o nosso terminal urbano está razoavelmente acessível, com funcionários que, com boa vontade, ajudam essas pessoas a embarcarem e desembarcarem dos coletivos. Assim também se dá entre aqueles que não sabem ler e escrever, bem como os idosos”, disse o autor da matéria.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider
Contape

Segundo ele, hoje, o número de analfabetos ainda é alto. De acordo com o DATASUS, em 2010, Criciúma possuía 4.498 analfabetos, uma taxa de 2,99% da população. “Essas pessoas também sofrem com a falta de acessibilidade em lugares públicos, e o transporte é um exemplo dessa situação. Já entre os idosos também percebemos essa mesma dificuldade. Essa falta de acessibilidade torna esses cidadãos ilhados e dependentes, pois sem medidas efetivas de inclusão, apresentam dificuldades de identificação do transporte coletivo”, comentou o vereador.

Francine Ferreira – Daniela Savi


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo