FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Novos ambientes, mais estrutura e proteção

USAR DNLBURIGO inauguraçaoDPCAMI13
Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna

Sedes da DPCAMI e CPP de Criciúma foram oficialmente inauguradas nessa sexta-feira, 22.

Com a presença de inúmeras autoridades políticas e policiais, foram oficialmente inauguradas no fim da tarde dessa sexta-feira, 22, as novas sedes da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), bem como da Central de Plantão Policial (CPP) de Criciúma. A primeira já está em funcionamento no espaço atual desde novembro de 2017 e a segunda desde fevereiro deste ano.

Ambos os locais possuem um ambiente moderno e mais adequado, no local que anteriormente abrigava o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Criciúma, localizado no Bairro Comerciário, esquina das Ruas General Lauro Sodré e Desembargador Pedro Silva, ao lado da Escola de Educação Básica Joaquim Ramos. “É um trabalho que está entregue e foi realizado com muito afinco. Possuo um grande respeito pelos policiais, tanto civis quanto militares, e esse prédio poderá ser utilizado de forma a beneficiar muito o trabalho na área de segurança pública”, argumentou durante a solenidade, o governador Eduardo Pinho Moreira.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Contape
Net Lider

Para as obras de reforma e readequação do prédio, que somam 570 metros quadrados, foram investidos aproximadamente R$ 650 mil em pintura, aberturas, colocação de divisórias e construção de celas para as prisões provisórias. Além disso, receberam ainda R$ 47 mil em recursos do Fórum da Comarca de Criciúma, para aquisição da mobília e eletrodomésticos da cozinha. “Essa nova estrutura vai facilitar muito a vida do cidadão, pois foi investido em equipamentos de última geração. Além disso, o acesso para o local ficou muito mais facilitado”, destacou o delegado regional de Criciúma, Ivaldo Gregório Inácio.

Mais interação

Conforme o delegado-geral de Polícia Civil, Márcio Ghizoni Júnior, para a corporação é um grande orgulho poder oferecer aos cidadãos um ambiente adequado e que propicia uma maior interação entre os órgãos de segurança pública.

“O que nos faz atingir um índice de soluções dos casos muito mais rapidamente, porque hoje temos duas unidades policias que se complementam. No passado a Polícia Militar teria que se deslocar para dois locais quando prendia um adulto e apreendia um adolescente. Hoje, ambas as delegacias estão no mesmo espaço e só isso já traz uma grande economia e acelera o atendimento da PM, para liberá-la imediatamente e colocá-la novamente nas ruas, ao mesmo tempo em que nós tomamos as atitudes de polícia judiciária”, completou.

Estrutura específica

Em ambas as delegacias, o principal diferencial dos novos espaços é a boa localização, em uma área alta, espaçosa e central no município, além da estrutura física, onde os presos permanecem totalmente isolados e não possuem mais nenhum tipo de contato com os demais. “É uma ambientação muito melhor, tanto para quem frequenta, quanto para quem trabalha. Além disso, as duas unidades conseguem se complementar e apoiar”, explicou o delegado da CPP, José Rogério de Castro Filho.

Em relação especificamente à DPCAMI, essa mudança representa uma melhoria ainda mais significativa no atendimento à população e nas condições de trabalho dos servidores. “Não existe mais contato do agressor com a mulher no momento de uma condução em flagrante, por exemplo. Da mesma forma em um crime de estupro, a vítima é isolada em uma sala ambientada, enquanto o homem fica em um local separado, o que proporciona uma privacidade a mais. Inclusive para os atendimentos com as crianças vítimas de abusos sexuais e outros crimes. Temos uma equipe de psicólogos que promovem uma atendimento especializado e diferenciado”, destacou o delegado Fernando Possamai.

Por fim, deixando para trás o problema de interdição de celas para menores, o novo local conta com dois espaços separados. “São celas bastante seguras e apropriadas para a permanência dos adolescentes naquele momento de apreensão, até a finalização dos procedimentos”, finaliza a autoridade policial.

Francine Ferreira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo