FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Um novo sistema de emissão de alertas na Defesa Civil de SC

defesa civil desenvolve novo sistema de emissao de alertas 20200911 1111817348

Na próxima segunda-feira, 14, a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) vai colocar em funcionamento a nova plataforma para emissão de alertas de curtíssimo prazo (Nowcasting), utilizada nos alertas das previsões com no máximo seis horas antes do evento climático. O Sistema foi desenvolvido pela equipe de meteorologistas da DCSC, com custo zero, e tem o objetivo de informar melhor a população durante o monitoramento meteorológico no Estado.

Esta é uma nova forma de comunicação dos alertas das tempestades, que ressalta ainda mais as cores que informam a severidade do evento. Ou seja, para status de observação é utilizada a cor amarela, representando nível moderado, a cor laranja indica atenção, destacando nível alto, e o alerta é representado pela cor vermelha, que demonstra risco muito alto.

“Buscamos aperfeiçoar o monitoramento meteorológico da Defesa Civil tanto com a contratação de uma equipe capacitada de meteorologistas, quanto com a utilização das mais modernas tecnologias”, destacou o Chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, este é um trabalho de prevenção que prepara a população para o enfrentamento e o impacto de tempestades intensas. “Nosso Estado está localizado em uma região recorrente de eventos extremos e devemos ter uma atenção especial para preservar vidas e reduzir os prejuízos”, finalizou.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Contape

As mensagens enviadas via SMS, Google e através das emissoras fechadas de televisão não sofrem alterações e continuarão a ser encaminhadas a partir do nível de atenção. O produto foi desenvolvido com base nos mais eficientes sistemas de alertas meteorológicos do mundo.

O Sistema, desenvolvido inteiramente em Santa Catarina, é inédito no Brasil e será operado através de uma plataforma dinâmica que possibilita que a informação seja transmitida com poucos clicks, de maneira simples e ágil para todo o território catarinense. Os alertas também serão disponibilizados através de publicações das redes sociais e página oficial da DCSC.

“Este novo produto traz uma arte gráfica mais fácil de compreender, além de diversas inovações como o destaque para os tipos de eventos”, explicou o coordenador de monitoramento e alerta da DCSC, Frederico de Moraes Ruthorff. De acordo com Ruthorff , a DCSC conta com um sistema de meteorologia que opera de forma contínua, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, e o novo sistema vai trazer mais eficiência no trabalho realizado.

Redação – Flávio Vieira Júnior


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo