FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Novo procedimento para tratar câncer de próstata reduz número de sessões

hsj fachada

Avanço está sendo viabilizado no Hospital São José, em Criciúma.

O procedimento chama-se Radioterapia Estereotaxica; e já vem sendo utilizado nos EUA, mas em Santa Catarina, o Hospital São José é um dos pioneiros no assunto. Por meio do serviço de Radioterapia, a novidade consiste em diminuir o número de sessões realizadas pelos pacientes em tratamento do câncer de Próstata; ao invés de 36 ou mais sessões de radioterapia o paciente consegue diminuir este número para apenas cinco.

“O procedimento é realizado em cinco dias. Com o próprio acelerador linear conseguimos localizar com exatidão a próstata no momento da aplicação. Para este processo é necessário a colocação de três marcadores de ouro na próstata; menores que um grão de arroz (5mm x 1mm), que permitem a localização da próstata em segundos antes da aplicação da radioterapia, e isso é possível por intermédio de radiografias feitas pelo próprio aparelho”, explica Dr. Felipe Kuhen, médico radioterapeuta, responsável pelo setor.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Contape

Os marcadores são colocados duas semanas antes do início do tratamento. Após a localização, outro avanço no processo, o tratamento acontece em apenas 2 minutos com o suporte de uma técnica chamada rapidarc, que além de ágil, permite uma liberação precisa da dose de radiação na próstata.

Cerca de seis pacientes já realizaram o tratamento e todos tiveram pouquíssimos efeitos colaterais. Por enquanto o tratamento ainda não é viabilizado pelo Sistema Único de Saúde ou planos de saúde. O Serviço de radioterapia no HSJosé existe desde 2000, com a chegada do primeiro Acelerador Linear. Em 2015 um novo equipamento e a reforma do setor, trouxe significativa mudança no tratamento para pacientes oncológicos de Criciúma e de toda região; uma abrangência em mais de 43 municípios.

Hoje cerca de 120 pacientes realizam radioterapia no Hospital São José.

Francine Ferreira – Kátia Farias


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo