FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Novo modelo de gestão do SAMU é aprovado

samu noite

O secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, participou da 214ª Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), realizada na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, em Capoeiras. Na ocasião, gestores das secretarias de Saúde dos municípios aprovaram o novo modelo de gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A proposta é de integração do Samu Estadual, sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Além disso, serão integradas as Unidades de Suporte Básico (USB) dos municípios também para a gestão do Estado, de forma gradativa.

Segundo o secretário Vicente Caropreso, o Samu passa por uma nova fase de comunicação e integração. “Haverá um aumentando de disponibilidade de viaturas e de pessoal. Também teremos um custo menor do que antes. Esse conjunto de situações aprovadas interessa a todos. Foi definida uma teia de atendimento com um trabalho integrado entre Estado, Corpo de Bombeiros Militar e Voluntários, saúde e municípios para que possamos atender aos reclames da sociedade”, destacou Caropreso.

Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

novo modelo de gestao do samu e aprovado em reuniao da cib 20170922 1292072158

De acordo com a superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Karin Geller, está sendo elaborado um termo de cooperação técnica entre a SES e o Corpo de Bombeiros para a cogestão do Samu. “Estamos fazendo um planejamento de migração do Samu atual para o novo sistema de cogestão”, explicou Karin.

O gerente estadual do Samu, coronel João Batista Cordeiro Júnior, destacou que Santa Catarina continua sendo referência no Brasil em atendimento pré-hospitalar. “Além disso, somos o único estado que tem a proposta de integrar o Samu Básico e Avançado, e isso será um grande passo”, destacou o João Batista.

O secretário Vicente Caropreso reforçou que o Samu é uma política de estado. “Essa aprovação foi uma grande vitória não apenas para a secretaria e, sim, para toda a saúde de Santa Catarina, incluindo os municípios. Estou extremamente contente com essa novidade e com esse avanço que acabamos de promover. Parabéns a todos os envolvidos”, comemorou o secretário.

Francine Ferreira – Gabriela Ressel


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo