Alerta

Novembro Azul: conscientização dos homens à prevenção do câncer de próstata

Após o Outubro Rosa, chegamos ao Novembro Azul, mês conhecido mundialmente de conscientização à prevenção do câncer de próstata, neoplasia maligna mais comum entre os homens. Para o Brasil estimam-se 68, 2 mil casos para 2019, risco de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“A falta de informação intimida muitos homens à prevenção e, por conseqüência, ao diagnóstico precoce. Na Cliniimagem fazemos o ultrassom de próstata via abdominal ou transretal, basicamente para avaliar tamanho da próstata; tomografia computadorizada, utilizada quando já tem um diagnóstico de câncer de próstata, para avaliar se invadiu estruturas adjacentes ou se há lindonodomegalias; biópsia de próstata guiada por ultrassonografia, normalmente solicitado quando paciente tem alto nível de PSA ou nódulo suspeito na palpação pelo toque retal. Mas lembramos, o importante é se cuidar, procurar o médico urologista e fazer o diagnóstico precoce”, observam os médicos radiologistas Flávio Spillere Júnior, Maurício Meller Dal Toé e Roberto Schulz Filho.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a recomendação é que homens a partir de 50 anos devem iniciar a prevenção por meio de exames com periodicidade anual (toque retal, digital e dosagem sérica de PSA), salvo em casos de fatores de risco (história familiar positiva). A cura, em caso de descoberta precoce corresponde a 90%, diferente daqueles descobertos quando já há manifestação de sintomas, o que provavelmente denota doença localmente avançada.

Star Seguros
Posto Bravo
Net Lider
Maderonchi
Banana Motos
Dengo Produtos de Limpeza

A fim de reduzir os índices de mortalidade, a Cliniimagem realiza ações de conscientização neste mês nas suas unidades de Criciúma, Içara, Orleans, Araranguá, Forquilhinha e Turvo.

Duas histórias de longevidade e prevenção

Flávio Spillere, 90 anos e Zeferino Dal Toé, 78, são concunhados e amigos. Em comum possuem filhos médicos e o hábito da prevenção. “Cheguei a uma idade avançada, graças aos exames preventivos”, assegura Flávio. Zeferino conta que sempre praticou atividades físicas, entre elas, bicicleta e caminhada, tendo um estilo de vida saudável. No entanto, aos 65 anos, durante exames médicos de rotina na Cliniimagem descobriu um câncer de próstata. “O diagnóstico precoce possibilitou o tratamento e hoje levo uma vida normal”, detalha.

Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Surgimento da campanha

O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

Francine Ferreira – Dani Niero

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo