Alerta

Novembro Azul: o alerta é também pela saúde mental do homem

Na campanha “Previna com amor”, Criciúma Shopping realiza mais uma live para reforçar o apelo por mais autocuidado.

Que a campanha do Novembro Azul visa alertar à população para a saúde do homem, praticamente todos sabem. No entanto, essa saúde não está ligada somente ao combate ao câncer de próstata, como mais se menciona neste período. O apelo está ligado, inclusive, a cuidado com a mente, uma vez que pessoas que enfrentam problemas de graves de saúde também estão suscetíveis a desenvolverem transtornos psicológicos, por exemplo.

Pensando nisso e seguindo na ação “Previna com amor”, o Criciúma Shopping realiza nesta terça-feira, 17, por meio do Instagram @criciumashopping, mais uma live com objetivo reforçar o apelo pelo autocuidado. Desta vez, o psicólogo clínico e terapeuta sexual, Abel Dimer Reck, vem responder o questionamento: “por que os homens devem cuidar da sua saúde?”.

Dengo Produtos de Limpeza
Sabor D,Italia
Star Seguros
Colinas Chocolatteria
Maderonchi
Posto Bravo

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos, uma vez que cerca de seis em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. Além disso, estão estimados 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022, um número que corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

Muitos são diagnosticados em estágios avançados da doença, porque ainda há certo estigma na sociedade em relação ao homem cuidado da sua própria saúde, de forma preventiva. Daí a importância de se falar cada vez mais sobre o tema. Por isso, a transmissão ao vivo do Criciúma Shopping, de forma online, acontecerá a partir das 16h deste 17 de novembro, data lembrada em todo o planeta como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

“Juntos vamos falar sobre saúde do homem, autocuidado, saúde emocional, saúde mental, buscando desmistificar alguns aspectos psicológicos, sociais e culturais que fazem com que o homem cada vez mais se afaste do autocuidado e acabe encontrando complicações com a sua saúde. Convido a todos os interessados em mais informações sobre o assunto para prestigiarem a live nesta terça-feira”, reforça o psicólogo.

Avaliação rotineira

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos, mesmo se não apresentarem sintomas, devem procurar um profissional especializado e realizar uma avaliação individualizada, mantendo um acompanhamento para, se necessário, conseguir um diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Já homens que integrarem o grupo de risco, que de acordo com a SBU são os negros ou àqueles com parentes de primeiro grau com câncer de próstata, devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.

Programação completa

Na última semana, o médico urologista Marco Aurélio Antunes Machado abriu a série de lives sobre o Novembro Azul trazendo o alerta do mês para os cuidados com a saúde do homem. Já na terça-feira da próxima semana, 24, para finalizar a programação, a fisioterapeuta pélvica Juliana Leandro irá falar sobre “a atuação da fisioterapia pélvica na saúde do homem”, às 16h.

Francine Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo