FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Novembro Azul alerta para prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul Saúde câncer

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, aponta o Instituto Nacional de Câncer (Inca). É estimado que, apenas em 2019, sejam diagnosticados mais de 68 mil casos dessa patologia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a recomendação é que homens a partir de 50 anos devem iniciar a prevenção por meio de exames com periodicidade anual (toque retal, digital e dosagem sérica de PSA). Em casos de fatores de risco, história familiar positiva, a partir dos 40. A cura, quando descoberto precocemente, corresponde a 90% dos casos.

“Na Cliniimagem fazemos o ultrassom de próstata via abdominal ou retal, basicamente para avaliar tamanho da próstata; tomografia computadorizada, utilizada quando já tem um diagnóstico de câncer de próstata, para avaliar se invadiu estruturas adjacentes ou se há linfonodomegalias; biópsia de próstata guiada por ultrassonografia, normalmente solicitado quando o paciente tem alteração no PSA ou nódulo suspeito na palpação pelo toque retal”, exemplifica resumidamente o radiologista Maurício Meller Dal Toé. “Mas lembramos, o importante é: se cuidar, procurar o médico e fazer o diagnóstico precoce”, finaliza.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider

Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. O órgão produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

A campanha

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

Redação – Dani Niero


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo