FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Novas bombas de combustível terão certificação digital do Inmetro

novas bombas de combustivel terao certificacao digital 20191126 1020567858

As bombas de combustíveis terão mais segurança a partir de dezembro, quando o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) passa a aprovar apenas novos modelos de medidores que tenham certificação digital. O mecanismo irá evitar fraudes no abastecimento e garantir a qualidade do produto.

Rudinei Floriano, presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), esclarece que a aprovação de novos modelos de bombas medidoras não significa a troca imediata de todos os equipamentos disponíveis atualmente no mercado. “A substituição será feita de forma gradativa, em função da data de fabricação da bomba, e terá o período máximo de 15 anos”.

Para o Imetro-SC, à medida que os postos comecem a efetuar a substituição das bombas por equipamentos com certificação digital, os consumidores irão procurar as bombas mais confiáveis. “Quem tiver uma bomba mais segura, terá um atrativo maior para o consumidor”, argumenta Floriano.

Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi

“O Imetro atua de forma a garantir a isonomia e a qualidade dos serviços prestados, visando mais qualidade e consequentemente, mais segurança jurídica, tanto para consumidor, quanto para os empresários. Desta forma, fomentamos o desenvolvimento econômico no estado”, reforça o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Evitando fraudes

As bombas medidoras têm um componente que faz a medição e um mostrador que apresenta o resultado para o consumidor. O Inmetro observou que muitas fraudes aconteciam na comunicação entre a medição e a indicação do resultado.

“Com esse sistema de certificação digital, o Inmetro garante que o resultado da medição é assinado digitalmente, de tal maneira que a informação que chega no indicador realmente foi produzida pelo medidor”, explica o chefe do Setor de Medição de Fluidos do Inmetro, Edísio Alves Júnior.

Redação – Olavo Moraes


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo