FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Novas barragens podem ser alternativa para estiagens futuras

DSC 0074

A estiagem dos últimos meses traz à tona um tema já bastante estudado: a construção de novos barramentos. O armazenamento de água será necessário, já que a barragem do Rio São Bento tem tempo de vida útil, tanto para abastecimento da população, quanto para a produção de arroz e industrial.

O tema da construção de novas barragens foi levantando em Brasília pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e agora deve ganhar uma nova etapa. Nessa sexta-feira, 11, o diretor executivo da AMREC, Vanderlei Alexandre, esteve no IPAT Unesc verificando os estudos, com objetivo de encaminhar ao Ministério do Desenvolvimento Regional uma solicitação de recursos para construção dessas estruturas.

“Essas barragens serão importantes para reserva de água, para produção de arroz e para o abastecimento da população. Principalmente em períodos de estiagem, onde poderá complicar a distribuição da água e do abastecimento”, afirma Lei.

Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

O estudo do IPAT já tem cinco anos e, de 12 áreas apontadas pela Epagri, determina quatro mais vantajosas, localizadas em Nova Veneza e Morro Grande. A maior delas, na comunidade de Rio Centro Alto, em Nova Veneza, teria área de 134 hectares, pouco menos de um quarto da Barragem do Rio São Bento, que tem 450 hectares aproximadamente.

Segundo o analista de cartográfico e geoprocessamento, Jori Ramos Pereira, e o professor Sergio Galato, as próximas etapas seriam o projeto de concepção, onde se faria o estudo geológico e geotécnico da área, e em seguida o pedido de licenciamento ambiental.

Nas próximas semanas, um oficio com o projeto e o orçamento necessário para o andamento dos trabalhos será encaminha ao Ministério do Desenvolvimento Regional, pela AMREC e pela IPAT UNESC. Outra possibilidade levantada é que essas barragens possam também ser uma fonte geradora de energia, aproveitando o recurso natural que é a água.

Francine Ferreira – Antonio Rozeng


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo