FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Neguinho assume a presidência da AMREC

DSC 0985

O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), assumiu como presidente da Associação de Municípios da Região Carbonífera, nessa tarde de quinta-feira (27/01). Ele sucede o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB).

O novo presidente defendeu a revitalização do Aeroporto Diomício Freitas e a volta dos voos comerciais, assim como o investimento no turismo regional, além da união das lideranças para o desenvolvimento do sul. “O aeroporto é um grande vetor de investimento. Vamos buscar parceria com a Unesc, para um projeto de turismo da região carbonífera de forma integrada, respeitando as características de cada município”, afirmou em seu discurso de posse.

Neguinho agradeceu os prefeitos por depositar a confiança em seu nome. “É um momento muito importante da minha carreira”, revelou. Ele pregou a união entre os prefeitos, independente das siglas partidárias, e da classe empresarial para o desenvolvimento.

Credisol
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

O presidente recém empossado ainda declarou que vai reforçar o pedido de 2,5 milhões junto ao Governo do Estado para ampliação da sede da AMREC. “Já há um pedido na Casa Civil, e amanhã vamos reforçar”, completou.

Acordo

Antes da posse, o prefeito de Forquilhinha agradeceu aos prefeitos do PSDB (Clésio Salvaro, Rogério Frigo e Franqui Salvaro), e explicou à imprensa o acordo, que permitiu que Neguinho tomasse posse como presidente. “Foi um gesto dos três prefeitos do PSDB, em quem devo agradecer”, disse.

Pelo estatuto da AMREC, a eleição funciona num rodízio entre os partidos. No primeiro ano de mandato o partido com maior número de prefeitos. No caso o MDB, de Jorge Koch, com cinco (Orleans, Balneário Rincão, Treviso, Lauro Muller e Cocal do Sul). No segundo ano seria o PSDB, que tem três prefeitos (Criciúma, Siderópolis e Nova Veneza), assim como o PP (Içara, Morro da Fumaça e Urussanga), mas a soma da população favorece ao PSDB.

Neguinho assumiria em 2024. Mas teria de se descompatibilizar da Associação seis meses antes, para concorrer à reeleição. Coisa que os prefeitos Clésio Salvaro e Rogério Frigo, já reeleitos, não precisam fazer.

Forquilhinha na AMREC

Neguinho é o 39º presidente da AMREC e o quarto prefeito de Forquilhinha que assume a presidência, que já teve Vanderlei Luiz Ricken, em 2000; depois Paulo Hoepers, em 2005; e Vanderlei Alexandre em 2013 e 2016.

Histórico da Associação

A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois, os municípios de Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso passaram a fazer parte da AMREC.

Em 18 de maio de 2004, a entidade oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia 9 de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a AMREC. Hoje, a Associação conta com 12 municípios e tem uma população superior a 446 mil habitantes.

Redação – Antonio Rozeng


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo