FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Andreza de Oliveira

Natividade: pintores famosos e suas representações do nascimento de Jesus

andreza de Oliveira

Uma das datas festivas mais esperadas  é o natal. Os motivos que revelam sua importância são inúmeros: para as crianças o encantamento com as decorações, as promessas de presentes, as festas e os personagens que compõem este evento despertam seu rico imaginário infantil. Para os adultos os mesmos motivos, acrescidos dentro da crença cristã da comemoração do nascimento de Jesus Cristo  vem tornar essa data tão especial em diferentes sociedades que a comemoram.

Sendo um momento de tamanha grandiosidade muitos foram os pintores que retrataram o nascimento de Emanuel com as  mais variadas técnicas e estilos ao longo  de mais de 2000 mil anos.

Venho lhes presentear estimados leitores  do jornal com algumas das mais belas imagens feitas por mestres pintores no mundo, apresento à vocês quatro belíssimas obras.

Net Lider
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Natal 1

Adoração dos Magos, Domingos Siqueira,1828. Fonte: aqui.

Nessa obra do pintor Português, Domingos Siqueira, mestre do periodo Neoclássico e Romântico, podemos apreciar uma composição em cores suaves, rica em detalhes e tomada por uma luz celestial que rende a esta representação um ar de santidade condizente com o fato. Esta tela foi comprada pelo Museu Nacional da Arte Antiga  de Portugal em 2016, pelo valor de 750 mil euros.

Natal 2

O Nascimento de Cristo, Albrecht Dürer. Fonte: aqui.

Nesta obra do Renascentista Albrecht Dürer, importante desenhista, gravador e pintor Alemão, encontramos uma versão muito peculiar do nascimento de Cristo, essa pintura faz parte de um painel composto por três pedaços; nessa época as representações artísticas tinham tradições é possível notar que Maria  e José os principais personagens foram pintados em proporções maiores aos outros, que foram desenhados em tamanhos muito menores, mesmo sendo adultos. Outra coisa interessante é o uso da perspectiva presente neste trabalho que era uma técnica inovadora, ainda usada por poucos pintores neste momento da história.

Natal 3

Adoração dos Pastores, El Greco, 1612-1614. Fonte: aqui.

Do artista  espanhol Doménikos Theotokópulos mais conhecido como El Greco, esta pintura feita entre 1612 e 1614 tem caracteristicas fortes do movimento que ficou conhecido como”maneirismo” e é facilmente notável pelos corpos alongados e distorcidos e pela falta de  preocupação com a perspectiva, além do uso de cores fortes e uma luz teatral que conferem um ar dramático a cena representada. Este pintor foi um dos mais importamtes dentro deste movimento artístico.

Natal 4

O Nascimento de Cristo, Paul Gauguin, 1896. Fonte: aqui.

Essa releitura do nascimento de Jesus feita por Paul Gauguim que foi um importante pintor do período  modernista,  mostra a beleza e a simplicidade associadas ao advento de Cristo, vale lembrar que ao nascer num estábulo Jesus vem trazer a lição da humildade e Paul Gauguim soube retratar com tamanha maestria e delicadeza esse fato através da escolha das cores alegres que foram equilibradas dentro de diversas nuances  e apresentadas presas em traços suaves nos desenhos  que transformam essa pintura num espetáculo de beleza. Maria é representada com as características do povo taitiano, na época da execução desta tela Paul morava no Taiti e pintou inúmeras imagens retratando o povo local.

Encerro esse texto desejando um feliz natal para todos e que seja um período de reflexão sobre os valores humanos e que possamos seguir os ensinamentos de Cristo, espero que essas belas imagens sirvam de inspiração.

Referência

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 6ª ed. Petrópolis: Vozes. 1987.

VIEIRA, Francisco Ponciano. Desenho Artístico e de Apresentação, 2ª ed. Indaial: Uniasselvi. 2011.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo