FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Inovação

Nanotecnologia e suas incríveis inovações em debate no preview da Expomais

unnamed 3
Foto: Mayra Lima

Evento ocorre até quinta-feira em diversos espaços da ACIC.

O objeto abordado na noite é bem pequeno, na verdade minúsculo, impossível de ver a olho nu, mas o tamanho não transparece sua significância na vida das pessoas. Estamos falando de nanotecnologia, e você, sabe onde ela está? O assunto foi debatido durante o preview da Expomais, que ocorreu nesta terça-feira, 16, na ACIC. O evento contou com Leandro Berti, coordenador geral de Tecnologias Convergentes e Habilitadoras do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil.

Leandro conta que, na área da saúde, por exemplo, a nanotecnologia pode trazer transformações incríveis, contribuindo para a sua evolução de forma drástica. “Quanto mais nós entendemos de nanotecnologia, mais percebemos como funcionam as doenças em nosso corpo. Logo será possível curar de dentro para fora, de forma menos invasiva, sem a necessidade de cirurgias que necessitem de corte”, comentou.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Net Lider

Sabonete, algodão doce, leite, queijo, são diversos os produtos que são formados por nanotecnologia. Ela está presente até mesmo na natureza. “Porque passarinho não fica grisalho? As penas possuem nanoestruturas de queratina organizadas de tal forma que, de acordo com a incidência do sol, reflete uma cor específica, ou cores específicas. A cor dele não é pigmento, é estrutural, isso é nanotecnologia”.

Na indústria de cosméticos por exemplo, ela tem avançado cada vez mais, transformando produtos e trazendo novos olhares. “A nanotecnologia consegue atacar diretamente no problema. A Loreal, por exemplo, é a sexta maior depositária de patentes em nanotecnologia nos EUA, trabalho com nanoencapsulamento desde 1995”, afirmou.

Experiências além da sala de aula

O preview foi direcionado aos estudantes das instituições de ensino cocriadoras da Expomais. Segundo a coordenadora do curso de Administração da Esucri, Mariesa Toldo, essa é uma grande oportunidade para os alunos. “Participar de eventos como a Expomais leva os alunos para além do ambiente de sala de aula. Aqui, eles conseguem criar redes de contato e interagir com outros profissionais, isso é fundamental. Eles percebem a questão do aprendizado diferenciado que ambientes como esse proporcionam”, ressaltou.

A estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Elaine Adriano, ficou encantada com o assunto. “Eu não sabia o quanto a nanotecnologia está presente em nossas vidas e na minha área. É importante estarmos atualizados. Encontros como esse proporcionam novas experiências”, comentou.

Saiba Mais

O encontro ocorre nesta quarta e quinta (17 e 18 de outubro), na ACIC, em Criciúma, focado nas tendências de mercado das áreas de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia. Ele é uma cocriação entre entidades empresariais e instituições educacionais aliadas ao desafio de proporcionar momentos únicos de conhecimento, que navegam entre os conteúdos apresentados pelos seus palestrantes. São elas: ACIC, CDL de Criciúma, Esucri, IFSC, Satc, Sebrae, Senac, Senai e Unesc. A Expomais tem inúmeros apoiadores, sendo apresentada pela Betha e Sicredi.

Francine Ferreira – Comunicação Expomais


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo