FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cultura

Museu Augusto Casagrande participa da Semana Nacional de Museus

Museu Augusto Casagrande Foto de Jhulian Pereira 1
Jhulian Pereira

Mostra “Imigração Italiana e seu Legado” faz parte da programação que visa comemorar o Dia Internacional dos Museus.

Em alusão ao Dia Internacional dos Museus, celebrado na quinta-feira (18), a Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), disponibilizou nesta segunda-feira (15), a exposição “Imigração Italiana e seu Legado”. A mostra integra a 15ª Semana Nacional de Museus e fica à disposição dos moradores até sexta-feira (19), no Museu Augusto Casagrande.

Em 2017, o Dia Internacional dos Museus visa retratar o tema “Museus e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus”. “Em Criciúma, nosso objetivo é ressaltar um pouco da cultura italiana, que é tão presente na colonização da nossa cidade”, comenta o coordenador do Museu Augusto Casagrande, Realdo de Medeiros.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Maderonchi

O acervo da residência localizada na rua Cecília Darós Casagrande, no bairro Comerciário, conta com mais de 1,8 mil peças. “São artefatos que pertenceram a várias etnias, gerações e famílias”, explica o coordenador. O local possui rampas e elevador para o acesso de pessoas com deficiência, conforme estabelece o Estatuto de Museus.

O Museu Augusto Casagrande funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (48) 3445-8844.

Augusto Casagrande

Nascido em Treviso, na Itália, Augusto Casagrande foi um dos primeiros imigrantes italianos a pisar em Criciúma, e um dos primeiros moradores a construir a própria casa, localizada no bairro Comerciário. A família Casagrande doou a residência em 1978 à Prefeitura de Criciúma, que se comprometeu a transformá-la em um museu: o Museu Augusto Casagrande.

A inauguração do museu ocorreu em 1980, durante as comemorações do centenário de Criciúma. Hoje a residência abriga móveis, utensílios, roupas, armas, documentos, fotografias, objetos de uso pessoal e doméstico, peças de arte sacra, peças indígenas, além de equipamentos que relembram a mineração.

Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). Em 2016, mais de 35 mil museus de 145 países celebraram a data comemorativa. A 15ª Semana Nacional de Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e mobiliza mais de mil museus em todo o Brasil.

Francine Ferreira – Maria Luiza do Nascimento


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo