FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

MPSC lançará nova estratégia de combate à corrupção no Estado

Concurso

Entre as ações está a criação do Grupo Anticorrupção (GAC) para dar suporte aos Promotores de Justiça e aos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECOs) na investigação e na produção de peças judiciais.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciará uma nova estratégia de combate à corrupção no Estado. A partir do lançamento do Plano Geral de Atuação (PGA), na sexta-feira, 27, a prevenção e a repressão à corrupção irão permear todas as áreas de atuação da Instituição. A ação será sistêmica e não se restringirá somente à área da moralidade administrativa.

As áreas do consumidor, do meio ambiente, da ordem tributária, da cidadania, da saúde e criminal também estabeleceram projetos que convergem para o tema transversal do PGA: “Combate à Corrupção para Transformação Social.” Esse tema foi escolhido em votação pela maioria dos Promotores de Justiça – dos 278 membros que votaram, 41,73% (116) optaram por essa temática.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Net Lider

“O enfrentamento da corrupção é uma bandeira tradicional do Ministério Público. Mas percebemos que precisamos avançar. Os esquemas ilícitos vêm se tornando cada vez mais complexos e, ao mesmo tempo, atingindo a consciência moral da sociedade brasileira. Por isso, a importância de combater a corrupção de forma sistêmica. Objetivamos mais ações preventivas, o meio mais eficiente contra a corrupção”, explica o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis.

Inovação e reforço

As metas setoriais trazem ações e programas que vão inovar e reforçar iniciativas já consolidadas na Instituição. Na área da cidadania e saúde, o projeto “Transparência nas Listas de Espera do SUS” visa garantir o acesso à informação ao usuário do Sistema Único de Saúde, a fim de evitar o privilégio e a corrupção com a venda de serviços públicos.

Na área do consumidor se quer estimular o poder público a constituir e estruturar órgãos de fiscalização de produtos e serviços potencialmente causadores de riscos à saúde. Na moralidade administrativa, será criado o Grupo Anticorrupção (GAC) para dar suporte aos Promotores de Justiça e aos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECOs) na investigação e na produção de peças judiciais. Também será desenvolvido um projeto para prevenir e reprimir as práticas ilícitas relacionadas a contratos de publicidade, consultoria e assessoria em geral.

No controle de constitucionalidade, a meta será adequar os cargos públicos à Constituição Federal. Na área criminal, o objeto é promover ações para concluir inquéritos policiais que tratam de crimes envolvendo a corrupção. Também se objetiva melhorar a transparência da atuação do MPSC no combate a esses delitos com a criação de uma área específica no portal institucional com essas informações.

Na área da infância e juventude, o projeto “A Educação para o Combate à Corrupção” incluirá o tema corrupção nas discussões do Núcleo Intersetorial de Suporte (NISA), disponibilizará uma plataforma virtual para debater o tema entre os educadores e participantes do NISA e promoverá oficinas de extensão dirigidas a professores e demais integrantes da área da educação.

Na área do meio ambiente será fomentado a “legalidade ambiental e sustentabilidade” com a busca do aperfeiçoamento da transparência e eficiência dos serviços prestados pelos órgãos municipais e estaduais que atuam na área. A ordem tributária aprofundará os programas “Saúde Fiscal dos Municípios” e “Combate à Sonegação Fiscal.”

Dia do Ministério Público e lançamento do PGA 2016/2017

Para o lançamento do PGA 2016/2017 está sendo programado um dia de reflexão. O evento, que também servirá para comemorar o Dia do Ministério Público, começará às 9 horas de sexta-feira, 27, com a apresentação das ações do Plano Geral de Atuação.

Logo após, haverá um debate com o Procurador da República Douglas Fischer, integrante da força-tarefa da operação “Lava-Jato”, e o Promotor de Justiça do Rio de Janeiro Alexander Araújo. A mesa será presidida pelo pelo Juiz Auxiliar do ministro Teori Zavascki, Márcio Schiefler Fontes.

À tarde, das 14h30 as 17 horas, o Ministros Gurgel de Faria e Ribeiro Dantas, ambos do STJ, ministram a palestra “Corrupção e as decisões dos tribunais.” Após as palestras, será realizada cerimônia de descerramento de placa em homenagem ao Ex-Procurador-Geral de Justiça Lio Marcos Marin.

Francine Ferreira – Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo