FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

MPF acusa carbonífera do Sul do Estado por crime ambiental

Empresa agiu de forma negligente dando causa a poluição dos rios Rocinha e Tubarão. 

O Ministério Público Federal em Criciúma ajuizou Procedimento do Juizado Especial Criminal em desfavor da Carbonífera Catarinense Ltda., da sua sócia-administradora, Astrid Barato, e dos engenheiros Paulo Felipe de Mello e José Carlos Franco Costa. O procedimento é resultado de investigação instaurada após os fatos da noite de 25 de novembro de 2014, quando houve o rompimento dos diques de uma bacia de sedimentação da unidade Boa Vista da Carbonífera Catarinense Ltda., causando o vazamento de finos de carvão para o rio Rocinha e o rio Tubarão.

Na ocasião, o rio Tubarão, na altura das cidades de Lauro Müller e Orleans ficou completamente preto, devido à grande quantidade de poluente vazado.

Net Lider
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

O Procedimento de Investigação Criminal constatou que os danos ambientais causados, mediante coleta e análise de amostras da água dos rios, que demonstraram que vários parâmetros – tais como, ferro total, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos totais e turbidez – foram significativamente elevados e ultrapassaram os limites máximos de lançamento previstos na legislação.

Os laudos foram elaborados pelo Laboratório de Águas e Efluentes (LAEI) do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (IPAT) da Universidade do Extremo Sul (UNESC), a partir de amostras coletadas pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA).

Apurou-se, ainda, que o acidente foi causado por falhas no sistema de bombeamento, agravado por defeitos de construção nas bacias, que estão situadas num alto estrutural e são permeáveis e perigosas, com taludes internos muito íngremes e em parte construídas com rejeitos. Além disso, houve negligência na manutenção do sistema de bombeamento e a empresa não tinha bacia de emergência e nem plano de emergência para a hipótese de acidentes.

Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2012 previa a desativação e recuperação destas bacias e a construção de novas, impermeáveis e mais seguras. No entanto, a empresa não cumpriu o TAC e ainda foi negligente na operação das bacias, dando causa à poluição dos rios.

De acordo com o MPF, mediante condutas negligentes, os acusados são responsáveis pelo vazamento que levou à poluição dos rios, em níveis que ocasionaram a mortandade de peixes, com potencial para causar danos à saúde humana, além da ameaça de interrupção do abastecimento de água do município de Tubarão, incorrendo nas penas do art. 54, § 1º, da Lei nº 9.605/98, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

Francine Ferreira – Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República em SC


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo