FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

As movimentações políticas e visões de bastidores no Legislativo

francine ferreira

DA POLÍTICA

Aprovado, e nada demais

Depois de protocolado na semana passada, foi aprovado pelos vereadores de Forquilhinha na última sessão, por seis votos a três, o projeto de resolução sobre a Comissão Especial de Inquérito, que apurou a afirmação do vereador Juarez de Oliveira (PP) durante a sessão de 20 de março, sobre a possível divisão de salários entre os vereadores e funcionários comissionados. A denúncia não foi confirmada e depois, como já esperado, o assunto ficou por isso mesmo e a punição à Oliveira– que muitas vezes não mede o que fala – pela acusação infundada, ficou somente no desejo da oposição – ou parte dela.

Vereadores

Nos bastidores…

Parte da oposição porque, contrariando os demais companheiros de posicionamento, o vereador Arlei Dondossola (PR) votou pela aprovação do projeto, seguindo a linha dos situacionistas. Ele garante que foi um caso isolado e um voto por princípios particulares, mas fato é que a posição já abriu margens para especulações nos bastidores sobre o clima interno da Câmara – que já não é dos mais tranquilos – e as parcerias futuras na Casa Legislativa.

Net Lider
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Sem acessibilidade

Chamou atenção uma indicação protocolada na Câmara de Vereadores de Forquilhinha nesta semana, de autoria também do vereador Arlei Dondossola, solicitando adaptações, com rampas e elevadores, em prédios públicos e privados, para trazer mais acessibilidade aos locais. Chamou atenção porque, em pleno 2017, ainda existem espaços despreparados quanto a este assunto? Ainda mais em repartições públicas? Inaceitável!

DA COMUNIDADE

Amanhã tem pedágio!

Forquilhinha recebe amanhã a segunda edição na cidade do pedágio beneficente em prol da Casa Guido. A ação será realizada na região central do município e contará com a participação de voluntários na abordagem aos motoristas e pedestres. A quantia arrecadada integrará o montante para a compra da sede da instituição e os interessados em participar como voluntários podem entrar em contato pelo telefone (48) 3045-6211.

Crime Ambiental

O descarte irregular de embalagens plásticas nos Bairros Santa Cruz e Santa Líbera, em Forquilhinha, resultou na aplicação de multa e obrigatoriedade da retirada do material pela indústria responsável pela infração. A Fundação do Meio Ambiente do município efetuou a investigação e identificou o autor do crime ambiental. A multa a ser paga gira em torno de R$ 5 mil e o infrator pode responder, também, processo criminal e civil.

Além disso, segue sendo realizada outra investigação, para identificar o responsável pelo descarte de outros tipos de resíduos, bem como restos de construção, nos mesmos locais. Este também deverá ser penalizado conforme a legislação ambiental.

004

Positivo

Mais de 96% dos associados da Coopera estão satisfeitos com a qualidade no fornecimento de energia elétrica. Além disso, outros pontos como o atendimento aos consumidores e dos leituristas, e o fornecimento de energia sem interrupção, também foram avaliados positivamente, com índices que ultrapassam 89% de aprovação. Esses dados foram computados pela pesquisa de satisfação da cooperativa, realizada de 15 a 19 de maio pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC),com 625 cooperados de Forquilhinha, Nova Veneza e Criciúma.

Mais internet

Falando em Coopera, a promessa é que, ainda em 2017, o projeto de implantação de serviço de internet na área de abrangência da cooperativa comece a sair do papel. A ação piloto deve ser iniciada pelo Centro de Forquilhinha.

Nova comissão

Novos nomes já foram definidos para o comando – ainda que temporário – da Cooperminas, localizada no Bairro Santa Líbera, em Forquilhinha. A comissão provisória tem como presidente Adavilson Joaquim; vice-presidente, Tiago Mensor; 1º Tesoureiro, Israel Elias; 2º Tesoureiro, Célio Rodrigo da Cunha; 1º Secretário, Valmir Patrício; e 2º Secretário, Everton Domingo de Melo. O grupo ficará à frente da cooperativa provavelmente até o fim do ano, para que uma nova eleição para o Conselho Administrativo seja realizada. De acordo com o presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma Djhonatan Elias, tanto a destituição quanto a eleição dos novos nomes foram aprovadas por mais de 90% dos presentes na assembleia.

Sem suspeitos

A Polícia Civil de Forquilhinha continua investigando o caso registrado na semana passada, no bairro Ouro Negro, quando uma mulher de 57 anos foi morta com sete facadas e encontrada pelo marido, já sem vida, na própria cama. Segundo o delegado Cícero Costa Aguiar, por enquanto não há nenhuma informação nova. “Estamos ouvindo testemunhas. Quando estiverem prontos, os laudos da perícia serão importantes para entendermos a dinâmica do crime. Mas não existem suspeitos, pelo menos por enquanto”, afirmou.

1 2

Militar

Jovens de Forquilhinha que se alistaram ao Serviço Militar neste ano, que deveriam comparecer à Junta Militar na próxima semana, estão dispensados por enquanto. No entanto, devem retornar o contato em setembro para confirmar o novo local e data da dispensa e entrega do documento. É que a emissão dos Certificados de Dispensa de Incorporação está suspensa, por conta de alterações no sistema eletrônico de Recrutamento Militar.

Contemplado

Um projeto forquilhinhense foi aprovado no Edital Estadual de Incentivo à Cultura Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura. No prêmio “Arte e Cultura Negra e Indígena”, Vitor Cardoso da Rosa foi contemplado com o projeto “Sociedade Recreativa União Operária: Breaking, Memória e Resistência Cultural”, na categoria da dança. Reconhecimento estadual mais que importante para o município!


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo