FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cultura

Mostra Arte Animal leva crianças a abraçarem o valor da natureza

museu unesc mostra arte animal 1
Foto: Mayra Lima

Atividade ocorreu entre o Museu de Zoologia e o Colégio Marista.

O amor pelos animais já vive no coração da pequena Marina Colombo de 7 anos por meio do seu cachorro Scooby Doo. Mas depois de participar do projeto do Museu de Zoologia ela aprendeu a gostar de todos os animais, inclusive o Dragão de Komodo, “Ele é um lagarto muito grande”, comentou animada. Marina tem apenas sete anos, mas já quer fazer a diferença no mundo protegendo a natureza.

Ela fez parte do grupo de 100 crianças do Colégio Marista a participar da 9ª Mostra Arte Animal do Museu de Zoologia da Unesc, que ocorreu nesta quinta-feira (9/11). O encontro, que este ano traz como tema ““Animais que habitam os biomas do Brasil”, faz parte de um programa educativo do Museu que tem o objetivo de promover a consciência ambiental por meio da integração entre arte e ciência, com a realização de exposições artísticas e culturais, fortalecendo o vínculo educativo entre as instituições de ensino de Criciúma e região.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider

Além de conhecer o Dragão de Komodo, Marina também se surpreendeu com outras espécies. “Eu aprendi que cada animal tem o seu papel na natureza e o meu é de cuidar dela. Se eu tiro alto da natureza eu preciso repor, como plantar novas arvores. São tantos os animais que eu não sabia que existia, como o Sapo Dourado por exemplo, ou o Tuiuiú, que parece um Avestruz”, comentou a pequena entusiasmada.

Da escola à Universidade

O diretor do Colégio Marista, José Carlos Pereira, comentou sobre a parceria com a Unesc, que já ocorre há seis anos. Além disso, ele reforçou a importância de valorizar a natureza. “Uma sociedade não se constrói sem o respeito à natureza e ao sistema como um todo. Esse projeto ajudou nossas crianças a formarem a consciência, o respeito e a admiração ao ambiente em que vivemos”, ressaltou.

A coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, comentou sobre a associação da arte e da ciência dentro do projeto. “As crianças despertam a curiosidade, a criatividade e a imaginação. Nossos pequenos artistas criam obras lindas, trazendo vida, alegria e contentamento à Unesc. As artes das crianças têm um valor imensurável, elas transitem um sentimento puro e verdadeiro por meio das telas”, ressaltou.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, o projeto do Museu de Zoologia reforça a Unesc como Universidade Comunitária, que atua no Ensino, na Pesquisa e na extensão.

Visite a exposição

Ao longo do ano letivo são realizadas atividades na escola e no museu para, incentivando a criatividade e a sensibilização ambiental. Na escola, os estudantes participam de estudos sobre as cores, texturas, expressão artística e produção de obras. Também aprofundam o conhecimento sobre os animais relativos à temática escolhida, bem como sobre a consciência planetária. Já no Museu, os alunos fazem visitas direcionadas ao tema escolhido para o ano letivo e participam de aulas teórico-práticas.

As telas, confeccionadas pelos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, ficarão em exposição nos espaços expositivos do Museu de Zoologia no Bloco S durante as duas próximas semanas.

Francine Ferreira – Setor de Comunicação Integrada da Unesc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo