FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Morte é tema de debate entre especialista e representantes religiosos

FotoE

Promovido pelo Hospital Unimed Criciúma, evento também tratou sobre cuidados paliativos

De quem é a vida afinal? Esta pergunta foi tema de uma palestra promovida pelo Hospital Unimed Criciúma na noite dessa terça-feira, dia 18, na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC. Para debater esta questão estiveram presentes o médico geriatra e líder da comissão de cuidados paliativos da instituição, Álvaro Alberto Barcelos, e representantes da igreja católica, luterana e espírita.

De acordo com o geriatra, o processo fisiológico da morte é igual para todos, o que diferencia é a maneira como cada pessoa encara este momento. “Percebemos que as pessoas que possuem mais fé têm mais facilidade de compreender a perda, por isso, a crença é tão importante”, frisa Barcelos.

Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape

O Hospital Unimed conta com uma equipe multidisciplinar formado por psicóloga, fisioterapeuta, enfermeira, farmacêutica, nutricionista, além de um profissional da medicina. Esta comissão realiza reuniões e faz um acompanhamento com os pacientes e com a família. “Trabalhar com a família também é essencial. Atuamos na melhor maneira para que o paciente sofra o menos possível”, comenta a fisioterapeuta da comissão, Morgana Lima.

Durante a palestra o geriatra mostrou alguns cuidados paliativos, que servem para aprimorar a qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas com doenças ameaçadoras, através de prevenção e alívio do sofrimento. O médico geriatra ainda mostrou exemplos de histórias de pessoas que perderam a vida recentemente.

Após a apresentação um debate foi realizado entre o médico e os representantes convidados. Da crença espírita esteve presente, Dorilda Esmeraldino; da Luterana, Rodrigo Steinmann Bayer, e da católica, padre Antônio Júnior.

De acordo com o padre, a morte ainda é um mistério, mas unir a medicina com a fé é um ponto muito positivo. “Quando a ciência nos pergunta sobre a fé ficamos contentes. A Unimed está de parabéns em proporcionar este debate”, comentou Júnior. Ainda segundo Barcelos, as reações perante a perda são distintas, no entanto, o segredo é saber viver enquanto se está vivo, tendo cada segundo como o infinito.

 Douglas Saviato

FotoB
FotoC
FotoD
FotoA


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo