FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Ministério Público lança plano de combate à corrupção

Concurso

Nos próximos dois anos, o tema combate à corrupção para a transformação social vai continuar a permear todas as áreas de atuação do MPSC. Na área criminal, por exemplo, a meta será combater possíveis casos de corrupção no aparato da segurança pública. O lançamento contará com a presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin.

Combater a corrupção a partir de ações educativas para a construção da cidadania. Nos próximos dois anos, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vai intensificar a sua atuação preventiva com a criação do Grupo de Valorização à Ética e à Cidadania (GVEC) e com o lançamento oficial de iniciativas que visam a intensificação do diálogo com crianças e adolescentes. Ações repressivas à corrupção seguem a permear todas as áreas de atuação da Instituição, conforme definido no Plano Geral de Atuação (PGA) para o biênio 2018/2019.

O PGA, documento que define as prioridades do MPSC para os próximos dois anos, será lançado nesta sexta-feira (1/12) e continuará tendo como tema transversal o “Combate à Corrupção para Transformação Social”, mantido pela maioria dos Promotores de Justiça (77,07%) em votação interna. Portanto, a atuação institucional de combate à corrupção será sistêmica e, assim como os últimos dois anos, não se restringirá à área da moralidade administrativa.

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

O Grupo de Valorização à Ética e à Cidadania (GVEC), por exemplo, é uma iniciativa preventiva e interdisciplinar que tem como objetivo promover e coordenar ações educativas relacionadas à construção da cidadania, à prevenção da corrupção e ao fortalecimento da honestidade nas relações interpessoais.

“A reflexão ética e a promoção da cidadania perpassam toda atuação ministerial, porquanto, como demonstra a recente experiência brasileira, práticas antagônicas a preceitos éticos básicos, tanto no setor público quanto no setor privado, ocasionam violações graves a direitos básicos de cidadania, como saúde, educação e segurança”, explica o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis.

Uma das medidas do GVEC será a reestruturação da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” e a operacionalização do Programa Cultivando Atitudes, iniciativa do MPSC que visa a interação com estudantes por meio da discussão dos problemas sociais.

Cultivando atitudes

O Programa Cultivando Atitudes, foi minuciosamente formatado para que Promotores de Justiça possam interagir com crianças e adolescentes em sala de aula por meio de dinâmicas em grupo, com a promoção de debates que discutam os problemas sociais relacionados pelos estudantes, repassando aos alunos noções de cidadania e informações acerca da atuação do Ministério Público.

O aluno que participa do projeto recebe um kit, formado por uma mochila ecológica, marca páginas com mensagens do projeto, folders que explicam as atividades do MPSC, um estojo e um lápis-semente. No lápis-semente está impressa uma frase de incentivo à cidadania e na ponta superior há uma semente de planta frutífera, que pode ser plantada pelos alunos depois que o lápis acabar. O professor receberá um certificado de multiplicador da iniciativa.

Projeto de repressão na segurança pública

O Plano Geral de Atuação 2018/2019 traz oito projetos de prevenção e de repressão à corrupção. A maioria já está em curso. Os novos são da área criminal e na da infância e juventude. Na área criminal, o projeto “Combate à corrupção envolvendo agentes da área da segurança pública no âmbito do controle externo da atividade policial” visa a identificar, com a utilização de ferramentas de inteligências e cooperação interinstitucional, possíveis agentes públicos envolvidos com atos de corrupção.

Na área da infância e juventude, o projeto “Acompanhamento dos planos estadual e municipais de Educação, relacionados às atribuições do Ministério Público” tem como finalidade melhorar os indicadores da educação no Estado. A meta é aumentar o número de crianças de 0 a 3 anos na educação infantil – 10% a mais em 2018 e 20% a mais em 2019.

R$ 9 milhões recuperados aos cofres públicos

Na moralidade administrativa, o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), criado para dar suporte aos Promotores de Justiça e aos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECOs) na investigação e na produção de peças judiciais, produziu em menos de dois anos 68 ações civis públicas 58 denúncias e recuperou R$ 9 milhões aos cofres públicos decorrentes de acordos de colaboração premiada, liminares em ações civis públicas e sequestros de bens em ações penais.

O Programa Serviço Prestado, Contrato Fiscalizado, criado para estimular a atuação fiscalizatória do Ministério Público estadual sobre contratos de prestação de serviços de caráter intelectual, em especial, contratos de publicidade e consultoria, produziu e publicou três grandes estudos sobre a matéria. O material foi enviado aos Promotores de Justiça, que estão apurando se os serviços de publicidade, comunicação e propaganda contratados pelo Estado e por pelo menos 22 Prefeituras e 13 Câmaras de Vereadores estão sendo executados conforme a legislação determina.

Também foram mapeadas as despesas com publicidade de todos os municípios catarinenses entre 2013 e 2017 e levantadas as despesas com agências e propaganda dos candidatos eleitos nas 50 maiores cidades do Estado. Para os próximos dois anos, a meta é aprimorar a fiscalização desenvolvida pelo MPSC sobre os contratos de consultoria e publicidade.

Francine Ferreira – Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo