Notícias

Mesmo com protestos, Alesc aprova projeto do Governo do Estado sobre a previdência dos servidores catarinenses

Confirmação à proposta do Governo do Estado foi definida nesta quinta-feira, 10.

Ainda que com acesso às galerias restrito por conta dos protestos de servidores catarinenses contrários a aprovação das mudanças no fator previdenciário, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou na tarde desta quinta-feira, 10, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 41/2015, apresentado pelo Governo do Estado, que trata justamente das mudanças no regime da previdência destes servidores. Foram 38 votos, sendo 30 a favor e oito contra.

O projeto extingue o Fundo Previdenciário, que perde sentido de continuidade com a aprovação pela Assembleia da SCPrev – previdência complementar. Os 13,7 mil servidores deste fundo migrarão para o Fundo Financeiro.

Banana Motos
Star Seguros
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Posto Bravo

Além disso, o saldo positivo do Fundo Previdenciário também migrará para o Fundo Financeiro, ajudando a aliviar o déficit, que em 2015 deverá ser de R$ 3,1 bilhões. Aliado a isso, no longo prazo o aumento da alíquota dos servidores e do número de contribuintes a um fundo único trará fôlego financeiro ao Estado.

O projeto altera as alíquotas dos servidores públicos estaduais propondo isonomia de contribuição para todos os servidores. Com isso, servidores hoje enquadrados no Fundo Previdenciário (criado em 2008), passam a contribuir com 14% (saindo dos atuais 11%, com aumento de 1% ao ano até 2018), assim como aqueles pertencentes ao Fundo Financeiro. O aporte do Estado na previdência dos servidores também terá alíquota única de 28% até 2018 (hoje é de 22% no Fundo Financeiro e de 11% no Fundo Previdenciário).

A medida valerá também para os servidores que ingressarem no serviço público futuramente, com a diferença de que tanto a contribuição do servidor quanto o aporte do Estado irão incidir somente até o teto do INSS (R$ 4.663,75).

Francine Ferreira – Alexandre Lenzi
Foto: Alesc

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo