FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Um mês de apoio e incentivo aos pacientes com fibromialgia

Adriane Stamm Academia Studio Stamm aulas online Fibromialgia

Projeto idealizado pela academia Studio Stamm realiza lives semanais direcionadas a alunos portadores da doença.

Há um mês, pacientes com fibromialgia contam com um incentivo para os dias de dores perturbadoras. O projeto, idealizado pela academia Studio Stamm, de Criciúma, oferta aulas online totalmente gratuitas com exercícios de intensidade leve a moderada para pessoas portadoras da doença. Atualmente, estima-se que pelo menos cinco mil moradores da região tenham esse diagnóstico.

Uma dessas pessoas é Isabel Costa Marques, diagnosticada não só com fibromialgia, mas também com Takayasu, doença que causa inflamação das arterites. Ambas condições causam dores insuportáveis e a única maneira, além dos comprimidos diários que minimizam os sintomas, são tratamentos alternativos. “Eu andei dois anos de bengala, caía muito, meu quadril estava bem debilitado e o ortopedista disse que eu teria que andar de cadeira de rodas. Mas reagi, fui para hidromassagem, fiz caminhada, e foi o que me salvou, me fez muito bem. Mas durante essa pandemia, tive que parar com tudo”, explica a paciente.

Net Lider
Maderonchi
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Isabel foi diagnosticada há mais de dez anos, durante esse período, já sofreu dois infartos devido ao Takayasu e lida diariamente com os reflexos da fibromialgia. “Tenho problemas nos rins, fígado, brônquios e diversas infecções respiratórias, além de muita dor. As duas doenças se associaram, se uma já doía, imagina elas juntas”, acrescenta.

Impossibilitada de frequentar às atividades por conta das restrições da pandemia e por pertencer ao grupo de risco, a paciente teve que buscar novas alternativas. Foi aí que descobriu as aulas online promovidas pela Studio Stamm. “Nos primeiros exercícios que eu fiz de alongamento, já me ajudou bastante. Já faz mais de duas semanas que não tomo remédio para dor, a morfina está guardada para tomar somente quando eu tiver, mas já faz uns quinze dias que não preciso dela”, conta a paciente.

É desta forma, com incentivo e muita força de vontade, que os dias da paciente têm sido melhores. “A dor é uma companheira cruel, bem cruel, mas eu tento viver a minha vida com qualidade, eu faço tudo em casa ainda, eu estudo, trabalho, o médico quis me aposentar, mas eu não quis, porque se eu ficar só em casa é pior. Ainda sinto muitas dores, mas aprendi a conviver com elas”, finaliza.

Motivo de comemoração

Para a coordenadora do grupo online, Adriane Stamm, os relatos que recebe são motivo de comemoração, isso porque, a cada dia, o projeto atinge um número maior de pessoas e, com isso, mais pacientes são beneficiados com a ação. “Repercutiu muito, surgiu essa aceitação muito rápido, logo no dia que lançamos, foi uma procura de mais de 250 pessoas, via WhatsApp, e ficamos até sem saber como reagir. A partir daí começamos a primeira aula, teve uma aceitação ótima, hoje temos mais de 200 pessoas no grupo”, comenta.

Ainda conforme a profissional, a aula é específica para alunos com essa doença. “A minha intenção, como professora e como missão do projeto, é que atinja um número maior de pessoas que tenham fibromialgia, que se sintam melhor e tenham capacidade de poder movimentar-se melhor e tenham sonos mais tranquilos. Então nosso intuito é realmente auxiliar esses alunos que estão impossibilitados de ir para uma academia e que possam melhorar a qualidade de vida da mesma forma”, enfatiza.

Participação fora do país

O grupo tem alcançado resultado muitos positivos, inclusive, atualmente, atinge quase todos os estados do Brasil e alguns, até mesmo, do exterior. “Temos pessoas da Itália, Canadá, Londres, Portugal, tem vários alunos de vários lugares, não estamos atingindo só Criciúma e redondezas”, ressalta Adriane. Lembrando que as aulas são disponibilizadas todas as quartas-feiras, a partir das 19h, no canal do Youtube da Academia Studio Stamm.

Redação – Geórgia Gava


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo