FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

População pode receber mensagens de alerta da Defesa Civil pelo WhatsApp

Mensagens

A Defesa Civil de Santa Catarina passa a contar, a partir desta semana, com o serviço de alerta de mensagens via WhatsApp. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o WhatsApp, plataforma de mensageria privada que pertence à Meta, e a Robbu, empresa especializada em soluções de automação de comunicações.

Com o novo serviço, inédito no mundo, a Defesa Civil Nacional amplia o número de plataformas que alertam a população sobre o risco de ocorrências em todo o Brasil. Antes, o cidadão já era avisado por Telegram, SMS, TV por assinatura e Google Alertas.

O envio de mensagens poderá ser realizado pelas defesas civis estaduais e municipais de todo o país por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), gerida pela Defesa Civil Nacional.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Contape

Santa Catarina é o Estado brasileiro com a maior adesão ao serviço de notificação via SMS. O alcance é de 8,44%, seguido do Rio de Janeiro, com 8,14%, Distrito Federal, com 6,36% e Rio Grande do Sul, com 6,28%.

Como se cadastrar

Para ter acesso ao serviço e receber as mensagens, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611, disponível neste link. Em seguida, ibasta seguir os passos e nteragir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. O usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil.

São três diferentes possibilidades para o cadastro das localizações: a pessoa pode compartilhar a localização na mensagem (toque em Anexar > Localização); digitar o CEP e clicar em enviar ou, simplesmente, digitar o nome do município e enviar. Essas áreas de interesse podem ser editadas a qualquer momento.

É possível cadastrar várias localizações diferentes, como os locais que o usuário frequenta, os que deseja monitorar ou mesmo se o destino de alguma viagem.

Redação – Imprensa Defesa Civil SC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo