FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Meninos de 12 e 13 anos receberão vacina contra HPV em 2017

vacinacao

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou que a partir de janeiro de 2017, estarão inseridos no calendário vacinal dos adolescentes as vacinas contra HPV para os meninos, além da vacina contra meningite C para ambos os sexos.

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Em 2017 serão vacinados os meninos de 12 e 13 anos; em 2018 de 11, 12 e 13 anos; em 2019 de 10 a 13 anos e a partir de 2020 de 9 a 13 anos de idade.

As doses serão ministradas com intervalo de seis meses, conforme o esquema já usado para as meninas. Em Santa Catarina, cerca de 120 mil meninos serão vacinados contra o HPV já no próximo ano.

Net Lider
Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Segundo o enfermeiro Nilo Humberto de Souza, do Setor de Imunização da gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, as meninas de 14 anos que ainda não receberam a primeira ou segunda dose também poderão ser vacinadas, além dos meninos e homens de 9 a 26 anos que vivem com HIV (necessário apresentar prescrição médica).

O anúncio da inclusão dos adolescentes no esquema vacinal foi feito pelo Ministro da Saúde na última semana. A ampliação do acesso à vacinação, que é uma ação da atenção básica, pode impactar na alta complexidade, com a redução dos casos de câncer, reduzindo a propagação do vírus.

Já a ampliação da vacina contra meningite C para os adolescentes, de ambos os sexos que possuem entre 9 a 13 anos, ocorrerá gradativamente entre 2017 e 2020. No próximo ano, serão incluídos adolescentes de 12 a 13 anos e, a cada ano, será acrescida nova faixa etária em ordem decrescente.

Atualmente esta vacina é dada aos três, cinco e reforço aos 12 meses de idade. O objetivo é reforçar a eficácia da vacina meningocócica C, uma vez que, com o passar dos anos, pode haver diminuição da proteção após a imunização, que acontece na infância.

Francine Ferreira – Leneza Della Krás


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo