FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Meio Ambiente

Melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto da Santa Luzia serão apresentadas

ETE Santa Luzia

Ações foram realizadas na tentativa de minimizar os problemas de mau cheiro.

Liderados pelo diretor-presidente Valter José Gallina, um grupo de técnicos da CASAN abrirá na tarde desta terça-feira, dia 4 de julho, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Santa Luzia, após completa reformulação do modelo de tratamento da unidade. O objetivo da inspeção é avaliar todas as mudanças implantadas nos últimos 14 meses, que a transformaram numa estação mais moderna.

Na visita marcada para as 14h foram convidados o prefeito Clésio Salvaro e secretários municipais, a Promotoria de Justiça, a Agência de Desenvolvimento Regional, líderes de associações de moradores e representantes da Câmara Municipal. O objetivo da inspeção, que deverá ser acompanhada pela imprensa, é mostrar à população de Criciúma a solução de antigos problemas que afetavam o pleno funcionamento da ETE, em especial o odor que a estação exalava e gerava reclamação de moradores mais próximos.

Net Lider
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

A CASAN investiu R$ 3,5 milhões na revitalização da unidade, recursos destinados especialmente a alterações do sistema de pós-tratamento aeróbio. O sistema de Lodos Ativados substituiu os Filtros Biológicos Percoladores anteriormente usados. A obra começou em abril do ano passado, e desde fevereiro deste ano já se encontra em pré-operação. Na melhoria foi aumentada a altura dos tanques dos antigos filtros e implantado um sistema de aeração por ar difuso. A ETE também recebeu uma elevatória de recirculação de lodo.

Mas a principal alteração ocorreu, mesmo, nos sistemas de aeração. Se no sistema anterior, de Filtros Percoladores, a aeração ocorria de maneira natural, agora é utilizado um sistema mecanizado com aeração forçada, por meio de sopradores de ar. Este novo sistema proporciona mais aeração, evitando a geração de odores, mais comum em sistemas com pouco oxigênio.

A tecnologia usada na ETE Santa Luzia é semelhante à aplicada no tratamento de esgotos da Barra da Lagoa, em Florianópolis. A mudança no sistema de aeração exigiu também alterações estruturais nos tanques existentes, para que estes aumentassem sua capacidade. “O projeto de reformulação da estação está concluído, mas nada impede eventuais ajustes no processo”, observa Vilmar Bonetti, responsável pela Superintendência Regional de Negócios Sul-Serra.

Francine Ferreira – Gerência de Comunicação Social da CASAN


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo