FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Medicamento Genérico: devo confiar?

Gabrielly Ricken da Silva

Cotidianamente diversos pacientes questionam a eficácia e seguridade de utilizar-se de medicamentos genéricos.

Antes de o medicamento chegar as prateleiras das farmácias, eles passam por diversos testes, estudos e pesquisas, que tem como objetivo encontrar sua melhor formulação, para então, serem patenteados. Nesse processo de estudo, é investido muito dinheiro, o que reflete no preço desse medicamento no mercado. Estes, são chamados de medicamento de referência ou inovadores.

As patentes são garantidas durante 20 anos, apenas após expirar essa patente é que pode ser começada a produção de medicamentos genéricos.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Net Lider

Os Genéricos estão previstos pela Lei nº 6.360/1999, aonde consta que estes devem ser similares ao medicamento que utilizou-se como referência e devem ter sua eficácia, segurança e qualidade comprovadas.

Para garantir todos esses fatores, são realizados estudos de bioequivalência, que garante que ele causará os mesmos efeitos no organismo que o referência, além da equivalência farmacêutica, que assegura a composição idêntica do produto inovador. Tudo isso faz com que o genérico seja sim uma opção de intercambialidade com o medicamento original.

Enquanto o custo reduzido deste produto, dá-se as pesquisas que foram poupadas de serem realizadas, pois já foram feitas no desenvolvimento do medicamento referência.

Com isso, pode-se dizer que sim, o medicamento genérico é confiável e seu uso seguro.

Como identificar medicamentos genéricos..bmp


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo