FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

MaxFarma: Óleo de Prímula para TPM

A TPM, ou Síndrome Pré-Menstrual (SPM), se caracteriza pelo conjunto de sensações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a TPM atinge mais de 70% das mulheres brasileiras.

O que é Prímula?

Prímula é o nome da planta, nativa da América do Norte, que atinge em torno de 1 metro de altura e produz flores amarelas.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Credisol

Foi utilizada pelos índios americanos para evitar infecções nos ferimentos e, agora tem vários estudos que comprovam principalmente sua eficiência para diminuir os problemas relacionados com as alterações hormonais femininas.

O óleo de prímula é obtido das sementes dessa planta e muito rico em um tipo de ácido graxo essencial da família do Ômega-6 denominado ácido gama-linoleico, sendo esse muito benéfico para a saúde.

prímula

É verdade que o seu uso diminui a TPM?

O óleo de prímula vem sendo estudado para tratar de diversos problemas de saúde, entre eles destaca-se seu uso para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) nas mulheres.

Ela está sendo considerada um dos melhores recursos da fitoterapia para combater a tensão pré-menstrual, responsável pelas súbitas mudanças de humor e dores no corpo relacionadas a este transtorno que atinge cerca de 35% da porção feminina do planeta.

E essa eficiência está realmente confirmada?

Sim. A eficiência da planta foi confirmada por um estudo do Centro de Medicina Integrada da Califórnia, avaliou o uso do fitoterápico em 68 mulheres que se queixam do distúrbio. No fim de três meses, 61% delas tiveram desaparecimento total dos sintomas e em 23% dos casos houve melhora parcial. Apenas em 16% das pacientes não perceberam melhoras.

Quais são os sintomas da TPM?

Alterações físicas: As modificações no organismo variam, mas em geral elas aparecem cerca de uma semana antes da menstruação. Muitas mulheres sentem dores de cabeça, náuseas e cansaço. Nessa fase o corpo retém mais líquidos, ficando inchado e dolorido. As partes mais afetadas são abdomem, pernas e seios.

Sinais psicológicos: A irritação ou a ansiedade e a tristeza sem razão aparente são marcas registradas da TPM. As mulheres ficam mais sensíveis nesse período, caem no choro por qualquer motivo e têm mudanças repentinas de humor.

Por que o óleo de prímula consegue ser tão eficiente para diminuir a TPM?

Segundo os pesquisadores, segredo do óleo da prímula está nos ácidos graxos poliinsaturados, presentes na sua composição, que não são produzidos naturalmente pelo organismo e precisam ser obtidos na dieta.

Deles o mais importante é o chamado ácido gamalinolênico (GLA).

Além de fazer parte da estrutura das membranas celulares, o GLA origina a prostaglandina E1, uma substância que ajuda a equilibrar os hormônios femininos, diminuindo os impactos da TPM.

Que tipo de alimentos se pode encontrar esses ácidos graxos essenciais?

Nas refeições, esses ácidos graxos essenciais podem ser obtidos de certos óleos, como o de soja e o de girassol, ou extraídos da sardinha, do salmão e dos peixes em geral.

E a carência de ácidos graxos essenciais pode acarretar, além da síndrome pré-menstrual, distúrbios como eczema atópico, envelhecimento precoce, esclerose múltipla, hiperatividade infantil e hipertensão arterial.

Além da TPM, quais os outros benefícios do Óleo de Prímula para a saúde?

  • Além de fazer sucesso entre as representantes da ala feminina, a prímula é conhecida por atuar nas inflamações de pele, na artrite e até por ajudar a recuperar o fígado danificado pelo álcool;
  • Algumas pesquisas demonstram que ele ajuda a amenizar problemas dermatológicos em crianças;
  • Um pequeno estudo indicou que suplementação com óleo de prímula reduziu a quantidade de LDL, o colesterol ruim;
  • Mantém a pele saudável e hidratada, evitando o envelhecimento ou ressecamento da pele;
  • Auxilia no tratamento da psoríase;
  • Auxilia no tratamento da depressão;
  • Auxilia no tratamento do alcoolismo;
  • Auxilia no tratamento da diabete melito;
  • Auxilia no tratamento da retenção hídrica;
  • Auxilia no tratamento da dermatite atópica.

A prímula deve ser consumida de que maneira?

A prímula deve ser consumida na forma de óleo, este óleo então encapsulado.

Qual o melhor horário e a dose recomendada?

A dose recomendada são cápsulas oleosas de prímula de 500mg.

Os médicos indicam a ingestão das cápsulas antes das refeições, mas a dosagem pode variar conforme o caso.

Normalmente de 1 – 3 cápsulas ao dia, junto com as refeições.

JULIANE MENEGON MACAN FRITZEN – FARMACÊUTICA DA MAXFAMA DROGARIA E FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo