FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

MaxFarma: Hidratação externa e interna no verão

O início do verão pode representar um verdadeiro pesadelo para a pele, que apresenta variação entre ressecamento e oleosidade durante os três meses da estação devido à soma de fatores como o constante calor, o maior tempo de exposição ao sol e o contato com agentes como o sal e o cloro.

A boa notícia é que, ao seguir uma rotina de hidratação especial, o rosto e o corpo passarão protegidos pelos incômodos da temporada.

verão

Maderonchi
Net Lider
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

UMA PELE RESSECADA APRESENTA OUTROS PROBLEMAS ALÉM DA APARÊNCIA RUIM?

Sim. Além da descamação, pele esbranquiçada, pés rachados, aspecto de desleixo uma pele ressecada pode provocar muita coceira, lesões abertas, as vezes ate inflamações.

A ESCOLHA DO HIDRATANTE CERTO É FUNDAMENTAL?

Para não sensibilizar ainda mais a pele abalada pelos fatores externos, o ideal é optar por cosméticos com fórmulas neutras, sem cor forte ou fragrância exagerada. Se não tiver indicação médica, procure identificar nas embalagens os produtos não oleosos e não comedogênicos, preferencialmente na versão em loção, gel ou sérum, que evitam a formação da oleosidade excessiva. Diariamente, pela manhã, aplique o hidratante, logo após lavar o rosto com sabonete antisséptico. Já à noite, antes de dormir, faça novamente o ritual.

A pele nunca é idêntica na face inteira. É quase unanime afirmar que todo mundo tem a pele da face mista, pois a maioria das pessoas têm a zona T mais oleosa (testa, nariz e queixo) e o restante do rosto com menor oleosidade.

O corpo (principalmente braços e pernas são sempre mais secos que o rosto, em algumas pessoas a pele pode se apresentar extremamente seca).

Essa diferença entre corpo e face já suficiente para que se tenha hidratantes específicos para cada área do corpo.

Os pés por exemplo são regiões muito queratinizadas e requerem muito mais poder de hidratação.

O QUE A MAXFAMA OFERECE PARA AJUDAR NESTE VERÃO?

Na Maxfarma, para o corpo, existe uma loção manipulada que possui em sua formulação Colágeno, Elastina, aloe vera, Óleo de Semente de Uva e Óleo de Rosa Mosqueta e DMAE, que junto com o colágeno tem um alto poder firmador.

A pessoa deve aplicar no corpo com massagem suave, após banho. Além de sua indicação como hidratante, esta formulação é usada para a reposição da flexibilidade e maciez à pele, devido ao uso frequente de detergentes, bronzeadores e pela exposição à água clorada de piscinas, à água do mar e ao sol a pele se torna mais seca.

Para o rosto existe uma formulação Nutritiva com Fator Anti-envelhecimento, Elastina, colágeno entre outros ativos.

E para os pés, manipulamos um creme específico para essas áreas extremamente secas e que precisam de uma hidratação ainda maior. Além de hidratar os pés ele também trata os pés com rachaduras.

O PROTETOR SOLAR PODE FUNCIONAR COMO UM HIDRATANTE?

Quem vai aproveitar um dia na praia ou na piscina não precisa passar creme antes de sair de casa com medo do ressecamento provocado pelo sol. Aplicar uma boa camada de filtro solar sobre a pele a cada três horas já garante a proteção contra a ação dos raios solares e também impede a desidratação. No dia a dia, espere 15 minutos após o uso do hidratante para passá-lo no corpo ou na face.

O SABONETE É UM ALIADO A DESIDRATAÇÃO DA PELE?

Pode parecer bobagem, mas a escolha do sabonete certo pode salvar a beleza da pele, pois mesmo os produtos menos agressivos podem contribuir para a remoção do manto de gordura que garante a maciez natural da pele.

HIDRATAÇÃO INTERNA

Nada mais importante do que encarar o verão com um corpo bonito e saudável. Afinal, de nada serve uma barriga definida se não conseguirmos mantê-la funcionando a todo vapor, não é verdade? E é nesta hora que devemos pensar na hidratação.

Não abandone os líquidos: A ingestão de líquidos é tão importante quanto os cuidados externos, pois a hidratação será efetivamente realizada por meio dos vasos sanguíneos que manterão a pele macia e sedosa.

A água é uma excelente opção para hidratação. A mineral, com ou sem gás, causa rápido esvaziamento gástrico e é mais indicada para indivíduos que não estejam envolvidos em nenhum tipo de atividade física. É simples, barata e esta a acesso de todos.

PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA, PODEM OPTAR PELOS ISOTÔNICOS?

Para atletas ou praticantes regulares de exercícios, o ideal é utilizar bebidas isotônicas, pois, além de hidratar, elas repõem sódio e carboidratos perdidos durante a prática esportiva. Precisamos esclarecer que os isotônicos são bebidas que possuem a composição aproximada à do suor, ou seja, mantêm o equilíbrio entre água e sais minerais.

Todavia, estas bebidas podem ter na composição corantes, aromatizantes, além de calorias, que não são interessantes. Por isso uma dica interessante é a que a água de coco, especialmente in natura, é uma boa opção para reidratar, pois é rica em vitaminas, fibras e minerais, além de apresentar um valor calórico reduzido. Além de ser natural, já é suficientemente adocicada e pode ser consumida em quantidades um pouco maiores do que o isotônico.

Outras boas indicações para população se hidratar no verão, são os sucos naturais, que também são fontes de minerais e carboidratos, agua de coco, picolés de fruta…

RECEITAS PARA MATAR A SEDE E HIDRATAR NESTE VERÃO!

Chá gelado, em especial o chá verde!

Já sabemos que chá verde é tudo de bom!! Os estudos mostram que pode ajudar a reduzir o risco de vários tipos de câncer, doenças do coração, hipertensão, cálculos renais, e é claro, ajudar na digestão, melhorar a absorção do açúcar e ajudar no emagrecimento. Além disso, o chá verde é livre de calorias e, naturalmente ricos em antioxidantes.

Na Maxfarma existe o Chá Verde para ser diluído, muito prático.

Água borbulhante

Misturar um pouco de suco natural de frutas com água com gás e muito gelo? Você terá um suco natural, sem tantas calorias e com um sabor suave e agradável. Essa dica é ótima para quem tem filhos e estes não abrem mão do refrigerante! Fazer com suco de morango, limão, melancia, laranja…são opções muito melhores que tomar um refrigerante cheio de conservantes, aromatizantes, sódio, açúcar…você tem uma bebida saborosa, saudável e barata!

Misture 1 parte de suco natural de fruta com 2 a 3 partes de água gaseificada!

Soro Caseiro

Hoje em dia, em postos de saúde atendidos pelo SUS, é distribuído o Soro de Reidratação Oral, um pacotinho com a uma solução a base de açúcar e sal em pó, para ser diluído em 1 litro de água. Essa solução deve ser consumida em 24 horas. Passado esse tempo, deve-se jogar fora e preparar uma nova.

O Ministério da Saúde recomenda que quem não tem a solução pronta, tente pelo menos conseguir a colher-padrão, para não errar a medida.

Em casos de emergência, dilua em 1 litro de água filtrada ou fervida 1 colher de café de sal (3,5g) e 2 colheres de sopa de açúcar (40g de açúcar).

JULIANE MENEGON MACAN FRITZEN – FARMACÊUTICA DA MAXFAMA DROGARIA E FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo