FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Maxfarma: Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. No Outubro Rosa, mês de prevenção da doença, é importante que o alerta seja feito.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem rapidamente enquanto outros apresentam um progresso mais lento. Apesar desta diferença, a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, não somente devido à sua alta freqüência, mas pelos efeitos psicológicos envolvidos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.

Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

No Brasil, ele é o tipo de câncer mais comum, depois do câncer de pele, e também o que causa mais mortes em mulheres. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2012 foram 13591 mortes em decorrência da doença, já em 2014 tivemos 57.120 casos novos estimados.

cancer de mama

Desenvolvimento

Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama. Entre eles pode-se citar os fatores genéticos e os fatores ambientais, tais como:

  • Obesidade e sobrepeso principalmente após a menopausa;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Além da exposição freqüente a radiações ionizantes (Raios-X).

Bem como, fatores hormonais:

  • Primeira menstruação antes de 12 anos;
  • Não ter tido filhos;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Não ter amamentado;
  • Parar de menstruar após os 55 anos;
  • E ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos também estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama.

Mas atenção! A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença.

Autoexame

O mais importante é que a mulher conheça seu corpo e realize o autoexame das mamas. Olhar, apalpar e sentir as mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.

A orientação atual é que a mulher faça a autoapalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano.

cancer de mama1

Como perceber

O câncer de mama pode ser percebido como um caroço (nódulo), geralmente indolor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com casca de laranja, surgirem alterações no bico do peito (mamilo) ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Mamografia

A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença.

A recomendação é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Os benefícios da mamografia de rastreamento incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, além de diminuir as chances de morte.

A mulher que tem risco elevado de câncer de mama deve conversar com o médico para avaliar a particularidade de seu caso e definir a conduta a seguir.

Mariana Borsatto D’Agostin – Farmacêutica da Maxfama Drogaria e Farmácia de Manipulação


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo