FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Massagem com pedras quentes fortalece sistema imunológico e beneficia saúde física e mental

Pedras quentes

Além de ser uma terapia natural de desintoxicação, é excelente para as circulações sanguínea e linfática, reduzindo o estresse físico e emocional

Reconhecida pelos seus benefícios terapêuticos, a massagem com pedras quentes tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil, por proporcionar resultados positivos à saúde. Além de ajudar a relaxar, alivia a tensão muscular e  promove a recuperação de tecidos moles danificados em todo o corpo.

Durante essa massagem são usadas pedras quentes – lisas, planas e aquecidas – colocadas em partes específicas do corpo. Aquecidas entre 130 e 145ºC, são geralmente feitas de basalto, um tipo de rocha vulcânica que retém calor.

Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol

As pedras podem ser colocadas ao longo da coluna vertebral, sobre o estômago, o tórax, o rosto, palmas das mãos e nos pés. O calor que emana delas atua na dilatação dos vasos sanguíneos e no relaxamento muscular, auxiliando na circulação sanguínea e no alívio de dores e tensões musculares. Portanto, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Massagistas e massoterapeutas podem promover esta terapia utilizando a chamada técnica sueca, realizando movimentos com traços longos, circulares, com vibração ou tocando e massageando o local.

Vários benefícios

As pedras quentes ajudam a aliviar a tensão e a dor muscular. Isto porque o calor aumenta o fluxo sanguíneo na área afetada. Pode, assim, reduzir espasmos musculares e aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento. Alternar pedras quentes e frias durante a massagem pode ser útil, pois a terapia a frio ajuda a aliviar a inflamação.

Reduz o estresse e a ansiedade. Pesquisa da American Massage Therapy Association mostra que a massagem terapêutica pode ser eficaz para aliviar o estresse. Estudo realizado em 2001 mostrou que uma massagem de dez minutos melhorou as respostas cardiovasculares, como o volume sistólico.

Promove o sono. Para pessoas com insônia, a massagem pode ser uma alternativa aos remédios para dormir, ajudando a desfrutar de um sono mais restaurador, embora não se entenda completamente o porquê.

Pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças autoimunes. Massagem com pedras quentes pode aliviar condições dolorosas, como fibromialgia. Pessoas com fibromialgia que receberam uma massagem de 30 minutos dormiram mais, tiveram menos pontos-gatilho e tiveram níveis reduzidos de substância P (substância envolvida na transmissão de sinais de dor).

Pode ajudar a diminuir os sintomas do câncer. Estudo de três anos publicado no Journal of Pain and Symptom Management examinou como a massagem afetava a dor, fadiga, estresse e ansiedade, náusea e depressão em 1.290 pessoas com câncer. O estudo mostrou que a massagem, especialmente a sueca, melhorou os sintomas do câncer, mesmo naqueles com sintomas substanciais.

Aumenta a imunidade. A massagem pode dar um impulso ao sistema imunológico. Estudo de 2010 da Trusted Source revelou que em uma única sessão de massagem com pedras quentes teve um impacto positivo na imunidade. Amostras de sangue colhidas antes e após a terapia mostraram uma diminuição da arginina-vasopressina, hormônio que ajuda a regular a pressão sanguínea e a retenção de água.

Embora a massagem com pedras quentes seja segura, há pessoas que antes de se submeter a esta terapia, devem procurar um médico. Neste caso, quem tem um distúrbio hemorrágico ou faz uso de anticoagulantes; possui queimaduras na pele ou feridas abertas; tem histórico de coágulos sanguíneos; fez cirurgia nas últimas seis semanas; sofreu fratura recente ou tem osteoporose grave; tem baixa contagem de plaquetas (trombocitopenia) e diabetes.

Equipamentos

A realização de uma sessão de massagem com pedras quentes requer o uso de alguns equipamentos e produtos, a começar pelas próprias pedras. Paralelamente, recomenda-se um óleo de massagem que ajude o deslizamento das pedras sobre o corpo e o praticante a relaxar.

O aquecimento das pedras pode ser feito com imersão em água morna ou aquecidas em uma bolsa térmica ligada na tomada. Embora boa parte das pedras venha de regiões vulcânicas (basalto, mineral rico em potássio e magnésio), há outras que são retiradas de ambientes com acesso mais fácil a esse recurso, como a ágata, conhecida pela propriedade de reter bem o calor.

As pedras são posicionadas pelo corpo do paciente, a fim de promover o equilíbrio dos sete chakras, utilizando um tipo de pedra para cada ponto, como quartzos azul e verde, ametista e ágata – cada qual com formatos e tamanhos diferentes.

Após a aplicação do óleo e posicionamento das pedras dos chakras, o terapeuta inicia os movimentos da massagem, alternando entre pinçamentos e amassamentos.

Higienização

A limpeza física das pedras é importante. Para tanto, recomenda-se banhá-las em água, álcool ou sabão neutro de origem natural, após cada atendimento. A ideia é eliminar qualquer resíduo de óleo ou creme. O sal grosso também ajuda na limpeza.

Além disso, é necessário reenergizar as pedras, preferencialmente as deixando em contato com os elementos da natureza, inclusive enterrando-as após um período de uso. Ou expô-las à luz da lua. A armazenagem pode ser feita em caixa, cesto ou bolsa térmica própria para aquecimento e transporte.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo