FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Coronavírus

Mais 30 leitos de UTI para o Extremo Sul catarinense

O Vale do Araranguá terá mais 30 leitos de terapia intensiva nos próximos dias. Vinte novos leitos serão implantados no Hospital Regional de Araranguá (HRA) e outros 10 serão abertos no Dom Joaquim, de Sombrio. O reforço na estrutura hospitalar do Extremo Sul foi determinado pelo governador Carlos Moisés, que fez os anúncios na tarde desta quinta-feira, 25, durante agenda de trabalho nos dois municípios.

“Avançando na oferta de leitos, vamos atender mais pessoas e enfrentar essa crise que se agrava em todo o Brasil. Os nossos esforços estão focados em conter a propagação da Covid-19 para proteger a vida, garantir segurança e o convívio seguro. O momento pede união e solidariedade. É uma doença não individual, mas da sociedade. Vamos vencer e, tenho certeza, seremos uma referência de atendimento e socorro para as demais unidades da federação no Brasil”, afirma Carlos Moisés.

Em Sombrio, num ato na Câmara Municipal, o governador oficializou o repasse de R$ 1,5 milhão para a implantação de 10 leitos de UTI no Hospital Dom Joaquim. Em seguida, no Center Shopping Araranguá, Carlos Moisés anunciou a habilitação de mais 20 leitos de terapia intensiva no HRA, chegando a 40 no total. A Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc) garantiu 10 ventiladores mecânicos para auxiliar nessa ampliação. Todos os novos leitos serão custeados pelo Governo do Estado.

Credisol
Net Lider
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

51071991067 c9c2d1cb76 b

Nesta semana, o governador esteve em Brasília para solicitar ao Ministério da Saúde mais doses de vacina contra a Covid-19 para acelerar a imunização, além de equipamentos e insumos para dar continuidade ao fortalecimento da estrutura hospitalar catarinense. Os compromissos no Sul foram os primeiros após a agenda na Capital Federal.

Sul de SC passou de 70 para 166 leitos

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado mais que dobrou o número de leitos de UTI adulto no Sul de Santa Catarina. O número passou de 70 para 166, sem contar os anunciados nesta quinta-feira.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o reforço na estrutura hospitalar é a melhor estratégia, uma vez que possibilitará a manutenção dos serviços mesmo após a pandemia. “Aqui temos um exemplo muito claro do que é proposto pelo governo, para a união de esforços de todos, para que possamos entregar ofertas e serviços em saúde em quantidade e qualidade para nossa população aqui do município, da região e também do estado. Precisamos fazer mais e melhor e esse é o momento diante do cenário que nos foi imposto”, destacou.

As lideranças regionais do Vale do Araranguá valorizaram o empenho de Carlos Moisés na viabilização de mais leitos para a região desde o início da pandemia e as parcerias com os municípios. “Houve um esforço muito grande de todos os prefeitos para participar com aporte para que respiradores sejam colocados nos novos leitos em funcionamento. Esta parceria é importante para que a gente consiga resolver a situação definitivamente”, afirmou o prefeito de Araranguá, Hélio Cesa.

Avaliação semelhante fez a prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha. “Os leitos de UTI vão dar mais segurança e condições de vida a toda população do nosso município e região. Era uma demanda muito aguardada. Só temos a agradecer”, afirmou.

Nos dois municípios, os atos seguiram os protocolos sanitários para evitar aglomerações. Participaram das cerimônias os deputados estaduais José Milton Scheffer, Volnei Weber e Felipe Estevão, diretora do Hospital Dom Joaquim, Marielle Dassoler e o diretor do HRA, Rafael Cassiano Bonfada, o prefeito de São João do Sul e presidente da Amesc, Moacir Teixeira, vereadores e outras lideranças do Vale.

Redação – Renan Medeiros


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo