FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Mais de 200 guarda-vidas civis para contribuir na Operação Veraneio

Guarda Vidas Civil

Profissionais já estão aptos para atuarem nas cinco praias da AMREC e AMESC.

As cinco praias atendidas pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BMM) de Criciúma contarão com 220 guarda-vidas civis no apoio à Operação Veraneio, que começa oficialmente em dezembro e seguirá pelos primeiros meses de 2018. Conforme o comando do 4º BMM, serão 60 guarda-vidas civis no Balneário Rincão, 26 em Morro dos Conventos, 50 em Arroio do Silva, 45 em Gaivota e 39 em Passo de Torres.

Além disso, para coordenar os trabalhos dos guarda-vidas civis, haverá sempre três bombeiros militares em cada praia. “É um serviço cujo objetivo principal é sempre a prevenção. Os profissionais cuidarão de toda a orla marítima e, se for necessário, estarão prontos para agir em casos de afogamento. Trata-se de uma parceria que já tem sido realizada há anos e que, a cada temporada que passa, tem se tornado melhor. Tanto que estamos, também há anos, sem registrar mortes por afogamentos em nossas praias”, destaca o comandante do 4º BMM, tenente-coronel BM James Marcelo Ventura.

Net Lider
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Balneário Rincão já se organiza para movimento intenso

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara e responsável pela Operação Veraneio no Balneário Rincão, tenente Renan Fernandes, depois de quatro semanas e meia de treinamento, os guarda-vidas civis já estão prontos para atuarem na orla. “Todos foram capacitados em natação, corrida, entrada e saída no mar, prova com anilha, de resgate, primeiros socorros, como atuar em afogamentos, situações de prevenção e informações sobre o ambiente marinho”, elenca.

Este fim de semana já contará com um número maior de guarda-vidas civis no trabalho. “Vamos organizar as escalas e quando iniciar realmente a alta temporada, será avaliado o número de profissionais necessários em cada ponto, de acordo com a necessidade e movimentação na orla. Nos dias de maior movimento poderemos chegar a até 48 guarda-vidas de serviço no mesmo momento. Normalmente isso ocorre do dia 25 de dezembro até o dia 5 de janeiro”, completa o tenente Fernandes.

Postos de contêiner são avanço

O responsável pela Operação Veraneio no Balneário Rincão ainda ressalta que um passo bastante importante para a melhoria da qualidade do trabalho realizado foi a instalação de cinco novos postos de contêiner, com previsão de chegada de mais cinco até o fim dessa temporada.

“Só temos a agradecer por essa parceria com a Administração Municipal, Justiça Federal e o Fórum da Comarca de Içara, que nos permitiram conquistar essas melhorias. É uma estrutura como nunca tivemos, dentro dos padrões ambientais, para receber turistas e possíveis vítimas de queimaduras, com espaço para alimentação e banheiros, além de energia elétrica muito mais conforto para os atendimentos”, finaliza.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo