FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Maio Amarelo: violência no trânsito reforça necessidade de alerta

USAR dnlburigo crianças no batalhao EDUCACAO NO TRANSITO SUG 1
Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna

A Região Carbonífera já registrou 11 óbitos no trânsito durante o ano de 2018, além de outras 490 mortes nas estradas entre 2012 e 2017. Tais dados do Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma reforçam a importância de se destacar cada dia mais o debate pela conscientização contra esse tipo de violência, principalmente neste sábado, 12, considerado o Dia D da campanha Maio Amarelo.

Em 2018, o movimento tem como tema “Nós somos o trânsito” e chega à sua 5ª edição, fomentando discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Além disso, assim como em 2017, neste ano a campanha propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. “Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro”, diz a descrição do movimento.

O perito do IML de Criciúma, Almir Fernandes de Souza, ainda reforça que, para cada morte no trânsito, existe uma média de oito a nove vítimas com lesões corporais, muitas delas bastante graves.

Maderonchi
Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Visando mudar essa realidade, na região é colocado em prática o programa “Educando para o Trânsito” há mais de dez anos. “O objetivo é informar a população sobre a responsabilidade e segurança nas estradas e, com isso, minimizar os impactos causados pelos acidentes com altos índices de mortes e lesões com sequelas. Neste mês, o Instituto Geral de Perícias, por meio do IML, juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito e a Policia Civil, intensifica as palestras e blitze educativas dessa ação”, completa o perito.

O “Educando para o Trânsito”, de acordo com Souza, foi desenvolvido em julho de 2006 pela Policia Civil e 6ª Ciretran de Criciúma e é destinado a alunos do 2º ano do Ensino Médio e empresas, por meio das Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho. “Buscamos conscientizar o jovem, que será um futuro motorista, a respeito dos cuidados indispensáveis na condução de veículos automotores, priorizando o respeito à vida humana. Além disso, também informamos que o trânsito é uma questão de comportamento social, educacional e de política”, explica.

Até então, o programa já atingiu mais de 15 pessoas com apresentações divididas em três tópicos distintos: psicologia, legislação e vítimas do trânsito. “A cada encontro saímos mais convencidos da importância de campanhas educativas regulares, o que nos leva a crer que o caminho da prevenção sempre será a educação”, ressalta o perito.

Instituições interessadas em agendar palestras do programa “Educando para o Trânsito” devem entrar em contato com a Delegacia Regional de Polícia Civil, por meio do número (48) 3461-2400. “Vamos manifestar nossa solidariedade por meio de boa conduta”, finaliza Souza.

Francine Ferreira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo