FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Mães de Forquilhinha se reúnem para troca de experiências sobre alimentos sem glúten

Matilde IMG 8744

São 12 mulheres que fazem parte do grupo na cidade.

Dizem que por amor aos filhos, mães fazem tudo. Não foi diferente com Matilde Terezinha Loch Lourenço, que há 12 anos levou o filho ao médico com uma anemia que não cessava. O diagnóstico nada popular há 12 anos foi doença celíaca. Naquela época pouco ou nada se falava sobre o assunto.

Quase nenhum registro, poucas receitas ou dicas. Matilde resolveu arregaçar as mangas e testar tudo por conta própria. Errou muito, mas seguiu pesquisando. “Tempos depois encontrei um grupo e facilitou um pouco”, reforça.

Credisol
Contape
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

A parte mais intrigante da história é que dois anos depois, o diagnóstico foi esclarecido: estava errado. Só que já era meio tarde e praticamente toda a família já havia tomado gosto pelos alimentos sem glúten e ela nunca mais parou de fazer.

IMG 8769

A história toda rendeu uma grande experiência e esta semana ela foi convidada pela Associação dos Clubes de Mães para ensinar outras mães tudo que aprendeu praticamente sozinha. “Hoje em dia quase todo mundo tem na família uma pessoa com doença celíaca ou intolerância a lactose. Por isso resolvemos dar essa oportunidade para as mães”, avalia a presidente da Associação dos Clubes de Mães, Marilda Casagrande Alexandre.

Nesse primeiro grupo, 12 mulheres estão aprendendo um pouco das mais de 200 receitas da Matilde, além de segredos e truques. Cada uma das participantes levou os ingredientes, e elas se reuniram na cozinha do Espaço Cidadão para a troca de experiência. Atualmente, Matilde faz alimentos sem glúten e sem lactose em sua residência para vender por encomenda. Outros encontros como este, devem ser marcados para o próximo ano.

IMG 8738

Experiência

Mãe de duas moças com doença celíaca, Nerli Silveira Pereira, adorou o curso. Na casa dela todo mundo entrou na linha dos alimentos sem glúten. Mas até encontrar o caminho certo demora um pouco. “Quero aprender a fazer pão. Ainda não acertei o ponto. Aqui estou descobrindo os segredos”, confessa Nerli. A troca de experiência das mulheres tem receitas de pães, biscoitos, massas, lasanha, bolo, torta entre outros.

Francine Ferreira – Carla Giassi

Nerli IMG 8760


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo