Educação

Luciane Bisognin Ceretta é reeleita com a maior votação da história da Unesc

Estudantes, professores e técnicos administrativos foram às urnas de forma presencial e online nesta quinta-feira.

Com uma votação recorde, a professora doutora Luciane Bisognin Ceretta e o professor doutor Daniel Preve, serão reconduzidos aos cargos de reitora e vice-reitor da Unesc para os próximos quatro anos. A Chapa 1 – “A Unesc que supera e se reinventa”, foi eleita com 97% dos votos válidos, o que significa 8.786 votos, um número histórico na Universidade. A eleição mobilizou 9.065 votantes dos 11.740 eleitores aptos e foi marcada pelo uso da tecnologia para contemplar alunos, professores e colaboradores em um momento de pandemia.

A Unesc é a única universidade de Santa Catarina que possibilita voto universal, direto e secreto para a Reitoria. As eleições em 2021 superaram as de 2017 em número de participantes. Na época, Luciane e Preve receberam 6.544 votos, tendo a eleição mobilizado 7.222 votantes.

Banana Motos
Net Lider
Sabor D,Italia
Maderonchi
Contape
Colinas Chocolatteria

A votação ocorreu das 8 às 22 horas desta quinta-feira (10/6), e foi, pela primeira vez, realizada de maneira híbrida. Seguindo os protocolos de biossegurança, a comunidade acadêmica pode optar pelo voto de maneira presencial, em uma das 13 urnas no campus, no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) e Hospital São José, ou pelo voto online, por meio de um sistema específico para o processo eleitoral. O uso de dispositivos móveis ou computadores para acessar a votação online foi a escolha de 95% dos eleitores.

A coordenadora da campanha da Chapa 1, Indianara Reynaud Toreti, ressalta que o processo eleitoral foi marcado pelo engajamento de toda a comunidade acadêmica, que se mostrou comprometida com a universidade. “Foi um processo lindo, reflexo de um trabalho coletivo, de muito amor e comprometimento pela Unesc. Foi um período de uma intensa discussão do projeto de uma universidade comunitária, de como a comunidade acadêmica enxerga a Universidade hoje e como projeta a Unesc para o futuro”.

A posse dos eleitos ocorrerá em 30 de junho de 2021. Antecederam a professora no cargo máximo da gestão universitária os professores Gildo Volpato, Edson Rodrigues e Antônio Milioli Filho (in memoriam).

Resultado que legitima o projeto

Para Luciane, o resultado das eleições surpreendeu, especialmente em função do momento pandêmico vivenciado. Aliás, para ela, o maior desafio dos quatro anos de gestão foi o enfrentamento da pandemia e a reinvenção necessária para que a universidade atravessasse o período fortalecida e cuidando das pessoas. “Um resultado surpreendente, não imaginado. Agradeço a comunidade acadêmica que reconheceu o trabalho de uma equipe fantástica. Esse resultado é das pessoas desta universidade e desta cidade. A democracia se fez presente neste processo eleitoral. Foram quatro anos de intenso trabalho, muita dedicação e grande compromisso cotidiano. O resultado reflete esse movimento de superação e ressignificação”, afirma.

A reitora expressou gratidão a todos que estiveram juntos na caminhada da gestão e aos gestores que os antecederam e possibilitaram que fosse dado continuidade ao trabalho iniciado há quase 53 anos. “Agora o sentimento que me acompanha é de um grande compromisso com a comunidade acadêmica e com a comunidade externa. Este é um momento que referenda a democracia que todos defendemos e que também é uma marca da nossa universidade comunitária. Ela é um espaço de ideias, de diferenças e de projetos de convergência”, afirma a reitora reeleita. “Esse resultado é de cada estudante, técnico administrativo e professor que coloca aqui seus melhores dias e seus projetos de vida e felicidade e que em tempos tão desafiadores como os que vivemos, soube superar, se reinventar e se unir em prol do fortalecimento de uma grande universidade. Este é um momento que certifica uma trajetória e que desenha um futuro que tem o compromisso com a sustentabilidade da instituição”, reforça.

Para Preve, o resultado legitima o projeto já desenvolvido e credencia a gestão a dar continuidade ao trabalho, baseado no diálogo constante da Reitoria com as comunidades interna e externa e em uma gestão comprometida e transparente. “O sentimento é de gratidão pelo reconhecimento do trabalho realizado ao longo de quatro anos e pela parceria que tivemos de alunos, professores e funcionários para que conseguíssemos fazer a universidade cada vez mais forte”, afirma

Redação – Milena Nandi

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo