FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cultura

4 livros escritos por mulheres que você deveria ler

malala

 Quantos livros escritos por mulheres você já leu neste ano? E nos últimos 24 meses? Provavelmente você responderá “alguns”, “poucos”, ou até mesmo “nenhum”. Mesmo que o público feminino seja leitor voraz, a produção de obras pela smãos de mulheres ainda é muito pequena se fizermos uma comparação com a dos homens. A representatividade da mulher na literatura precisa existir e se fortalecer, já que serve de motivo de inspiração para outras meninas, que desejam mergulhar no mundo literário e até produzir seus próprios escritos.

As mulheres, ao longo de séculos, foram renegadas nos mais diversos campos de atuação com predominância masculina. Porém, ainda assim, figuras importantes deixaram um grande legado; Amelia Earhart, por exemplo, foi uma pioneira na aviação dos Estados Unidos e a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico em um voo solo. Marie Curie, cientista polonesa, deixou vivo um grande trabalho no campo da radioatividade, e já venceu até o Nobel. Mais recentemente, Patty Jenkins ganhou destaque mundial após dirigir o longa-metragem “Mulher Maravilha”, película de 2017, que se tornou uma das maiores bilheterias de todos os tempos.

Confira, então, a lista que montamos com 4 livros escritos por mulheres, e aproveite para ler e se inspirar.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Net Lider

AMERICANAH

A obra é da escritora nigeriana Chamada  Ngozi Adichie; O livro “Americanah” é ambientalizado em 1990, na Nigéria, comandada pelos militares. Perante a isso, a jovem Ifemelu decide deixar sua pátria e partir rumo aos Estados Unidos. A vida na terra do Tio Sam, no entanto, não é nada fácil. Mulher e negra, Ifemelu sofre com preconceitos e rótulos. Quinze anos depois, decide voltar à Nigéria, e por lá o cenário de outro rajá não é mais o mesmo.

DO QUE É FEITA UMA GAROTA

Em um enredo que acontece no ano de 1990, uma jovem de dezesseis anos deseja ganhar mais notoriedade e salvar sua família da pobreza com seu trabalho. Ao longo da história, a protagonista arruma diversos problemas, já que sua vontade é se tornar uma adulta antes da idade. O romance, escrito pela inglesa Caitlin Moran, traz referências à cultura pop e tenta construir um indivíduo chamado Johanna, uma garota que aos poucos vai entendendo do que sua vida é feita.

 POR UM SENTIDO NA VIDA

A atleta paraolímpica Amy Purdy perdeu as duas pernas quando ainda era jovem. A snowboarder busca expor, em “Por um sentido na vida”, como superou as dificuldades durante sua trajetória para se tornar três vezes campeã da copa do mundo de para-snowboard. A lição que a história de Purdy transmite, no entanto, vai além das conquistas profissionais, e mostra do que realmente é feita uma campeã na vida.

EU SOU MALALA

Atualmente um dos maiores nomes da luta pela educação feminina, Malala Yousafzai narra em seu livro os desafios de sua família vivendo em meio ao terrorismo no Paquistão. A autora, que quase foi morta pelo Talibã durante sua militância pela igualdade de direitos na educação, faz de seu livro um relato real e cruel de quem sentiu na pele as consequências de uma sociedade desigual, em um país onde as mulheres são postas em segundo plano.

Forquilhinha Notícias

 

 

 


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo