FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania

Projeto presidio

Projeto de Extensão inédito levará oportunidade de aprendizado até o Presídio Santa Augusta.

Este mês marcou o início de uma oportunidade valiosa oferecida aos detentos do Presídio Santa Augusta, em Criciúma. Foi oficialmente iniciado o Projeto de Extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa de Extensão Território Paulo Freire da Unesc. A ação é mais uma atividade que levará conhecimento para além do campus e tem objetivo de oferecer o contato com a literatura no espaço carcerário.

Conforme uma das professoras do curso de Letras participantes do projeto, Cibele Freitas, a leitura pode contribuir para o resgate da cidadania dos reclusos, transformando e promovendo uma redescoberta da aprendizagem. “Além disso, essa iniciativa prevê também uma contribuição para o projeto “Despertar pela leitura”, o qual é realizado pelo Estado no Presídio e tem como proposta a leitura de livros e elaboração de resenhas com fins de remição da pena, conforme assegura a Lei de Execução Penal”, destacou.

Net Lider
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Ao receberem a proposta de participar das atividades semanais, de acordo com a professora, os detentos se mostraram interessados e formaram inclusive uma fila de espera para ingressarem no grupo. “A princípio serão dez participantes por encontro e iremos atendendo essa demanda. A cada semana iremos discutir textos literários, fazendo com que eles, das mais variadas escolaridades, consigam interpretar e consigam escrever seus próprios textos, transformando-os também como cidadãos”, completou.

Participam ainda das atividades do projeto o professor Richarles de Carvalho e duas estagiárias, todos do curso de Letras, e a professora Janete Trichês, do curso de Direito.

Francine Ferreira – Setor de Comunicação Integrada Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo