Óticas Carol 2
Óticas Carol
Sulcatel
Educação

Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania

Odonto Excellence

Projeto de Extensão inédito levará oportunidade de aprendizado até o Presídio Santa Augusta.

Este mês marcou o início de uma oportunidade valiosa oferecida aos detentos do Presídio Santa Augusta, em Criciúma. Foi oficialmente iniciado o Projeto de Extensão “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, do Programa de Extensão Território Paulo Freire da Unesc. A ação é mais uma atividade que levará conhecimento para além do campus e tem objetivo de oferecer o contato com a literatura no espaço carcerário.

Conforme uma das professoras do curso de Letras participantes do projeto, Cibele Freitas, a leitura pode contribuir para o resgate da cidadania dos reclusos, transformando e promovendo uma redescoberta da aprendizagem. “Além disso, essa iniciativa prevê também uma contribuição para o projeto “Despertar pela leitura”, o qual é realizado pelo Estado no Presídio e tem como proposta a leitura de livros e elaboração de resenhas com fins de remição da pena, conforme assegura a Lei de Execução Penal”, destacou.

Spilere Serralheria
Thiago Auto Lavação
Cia da Saúde
Stylo Bike
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Ao receberem a proposta de participar das atividades semanais, de acordo com a professora, os detentos se mostraram interessados e formaram inclusive uma fila de espera para ingressarem no grupo. “A princípio serão dez participantes por encontro e iremos atendendo essa demanda. A cada semana iremos discutir textos literários, fazendo com que eles, das mais variadas escolaridades, consigam interpretar e consigam escrever seus próprios textos, transformando-os também como cidadãos”, completou.

Participam ainda das atividades do projeto o professor Richarles de Carvalho e duas estagiárias, todos do curso de Letras, e a professora Janete Trichês, do curso de Direito.

Francine Ferreira – Setor de Comunicação Integrada Unesc

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Anuncie FN 2017
Dengo Produtos de Limpeza
Spilere Serralheria G
Coopera Rodapé
Topo