FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Lei de Acesso à Informação completa cinco anos de vigência

Portal da Transparencia

A Lei de Acesso à Informação completou cinco anos de vigência na última semana. O direito do cidadão em receber informações públicas já está previsto na Constituição de 1988, mas só foi regulamentado em 2012 pela Lei 12.527. Em linhas gerais, a LAI prevê que qualquer pessoa, física ou jurídica, tenha acesso amplo a qualquer documento ou informação específica das três esferas públicas: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Esse acesso pode ser feito de duas formas: por transparência ativa, quando a divulgação se dá por iniciativa do próprio setor público, por meio dos portais de transparência; e por transparência passiva, quando o cidadão não encontra a informação e solicita através de um pedido via Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). Nesse caso, o órgão tem 20 dias para dar a resposta. O prazo pode ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa.

Serviço de Informação ao Cidadão

Em Santa Catarina, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) está sob a responsabilidade da Ouvidoria Geral do Estado. Desde a vigência da Lei, o órgão já respondeu a mais de 4 mil pedidos de informação. O tempo médio de respostas é de 10 dias. Um relatório estatístico com esses dados é publicado anualmente no Portal da Transparência. Agora, a Ouvidoria se prepara para publicar periodicamente as respostas encaminhadas aos solicitantes.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Maderonchi
Credisol

“Muitas são recorrentes e podem ser de interesse de outros cidadãos. A ideia de um banco de respostas amplia a transparência ativa”, destaca o coronel Djair Vicente Pinto, Ouvidor Geral do Estado. Há seis anos no cargo, ele acredita que a LAI tem um papel fundamental nas relações entre governo e cidadão. “Estamos construindo uma nova forma de comunicação com a sociedade, com reflexo sobre as decisões públicas”, acredita.

Portal Transparência – a tendência é que os pedidos de informação via SIC diminuam com o aumento de usuários aos portais de transparência. Em fevereiro último, o Poder Executivo de Santa Catarina lançou um novo Portal da Transparência com uma série de novidades que buscam estimular o cidadão a aprofundar suas pesquisas, dentre elas  ferramenta de pesquisa, glossário interativo, consultas detalhadas e de documentos da despesa.

Além disso, seguindo as tendências atuais, o cidadão conta com uma avançada ferramenta interativa, a Pergunta Cidadã, principal novidade do Portal. A tecnologia apresenta questionamentos estruturados para que o usuário consiga selecionar suas dúvidas e obter as respostas com uma linguagem simples e objetiva.

“Queremos despertar o interesse do usuário por diferentes temas das contas públicas. Assim, aos poucos vamos criando a cultura do acesso à informação, tão importante para alcançarmos o efetivo controle da sociedade”, explica Graziela Meincheim, Diretora de Contabilidade Geral do Estado, responsável pelo Portal da Transparência.

Outra novidade do novo Portal é o acesso direto aos valores aplicados nas principais áreas do governo, sem que o cidadão tenha que fazer qualquer consulta. Por meio dos destaques de cada área, o usuário é transferido para as principais informações de acordo com a seleção de seu interesse. Nessa mesma linha, foi disponibilizado o Mapa da Transparência, ferramenta para o cidadão acompanhar as obras no Estado. Um mapa interativo permite selecionar as obras de seu o interesse por meio de filtros.

 

Francine Ferreira – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo