FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Latrocínio no Ouro Negro completa um ano sem identificação de autores

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

Sem suspeitos

Completa um ano hoje o latrocínio registrado em uma residência anexa a um pesque-pague no Bairro Ouro Negro, em Forquilhinha. O crime vitimou Nely Fernandes Schuvinski, de 57 anos, e até hoje a Polícia Civil não conseguiu descobrir a autoria do assassinato. Conforme o delegado Cícero Costa Aguiar, mesmo tendo sido efetuadas diversas diligências e colhidos inúmeros depoimentos, não houve nenhuma informação que determinasse alguém ou indicasse a autoria do fato.

Com isso, o inquérito foi encerrado sem indícios de autoria, podendo ser reaberto eventualmente, caso alguma nova informação chegue ao conhecimento da Polícia Civil. Isso porque a prescrição para o crime, de acordo com Aguiar, é de 20 anos. “Os depoimentos acabaram não contribuindo muito com a investigação. Não possuíamos nada de informações, ninguém havia visto nada e, se alguém viu, não quis falar”, completa a autoridade policial.

Nely Fernandes Schuvinski foi encontrada já sem vida pelo marido na noite do dia 27 de julho de 2017, sobre a cama do quarto do casal. Ela foi atingida com sete facadas no pescoço, queixo, tórax e braço e, da residência, a quantia de R$ 5 mil foi levada.

Net Lider
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
27 07 Latrocínio

Foto: Francine Ferreira

O retorno do SAMU

A Secretaria de Saúde está se organizando para que a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seja retomada em Forquilhinha, de forma paliativa, com uma “ambulância branca” da própria secretaria. A ideia é iniciar esses trabalhos já a partir do mês de agosto – próxima semana. Para tanto, a pasta segue realizando algumas adequações no veículo, com instalação de equipamentos médicos necessários, e aguarda a apresentação da última técnica necessária, chamada do processo seletivo para atuar na função.

Enquanto isso, as tratativas em busca da liberação de uma ambulância pelo Ministério da Saúde seguem sem retorno; e a possibilidade de um financiamento para adquirir de forma própria aguarda encaminhamento do Banco do Brasil.

Recadastramento

Estudantes, pais ou responsáveis precisam ficar atentos para o recadastramento do cartão dos alunos que utilizam o transporte coletivo municipal de Forquilhinha e intermunicipal, para Criciúma. O prazo segue somente até a próxima terça-feira, dia 31 de julho, e até então menos da metade dos alunos já efetuou o procedimento. Para tanto, é preciso ir até a sede da empresa São Marcos, no Bairro Santa Isabel, munido de atestado de matrícula para o segundo semestre, cartão antigo e comprovante de residência. Caso o estudante não recadastrar, terá o cartão bloqueado automaticamente, o que impedirá a utilização.

Os animais

O projeto que está sendo elaborado para tentar minimizar os problemas com animais soltos pelas ruas de Forquilhinha deverá ser encaminhado e apresentado à Administração Municipal na próxima semana. O documento está sendo preparado pela ONG de Proteção Animal Amigo Fiel, que faz parte de uma comissão criada no município para tratar do assunto. A intenção é ciar ações integradas para diminuir o problema, como castrações, chipagem e adoções.

Coopera na Aneel

Presidente da Coopera, Walmir Rapinelli, vai à Brasília hoje discutir na Agência Nacional de Energia Elétrica um possível acordo com a Celesc, a respeito da área de atuação da cooperativa em Criciúma. Por um acordo firmado anos atrás, os consumidores atendidos pela Coopera passariam para os cuidados da Celesc neste ano. No entanto, os moradores não tem concordado com a situação, uma vez que a energia da cooperativa de Forquilhinha é consideravelmente mais barata. O encontro de hoje, a partir das 14h, visa buscar um novo acordo para a questão.

Hora de festa!

Até agora, a semana foi de programação intensa na XXI Festa do Colono e IX Festa do Motorista de Forquilhinha, com missa festiva, Cinema na Câmara e Sessão Solene em homenagem aos 100 anos do Canto Coral no município. Na noite de hoje acontece a abertura oficial das festividades, a partir das 19h40min no palco principal do evento, seguido por um show pirotécnico. Até o próximo domingo, a festa segue com apresentações artísticas e culturais, shows regionais gratuitos, desfiles de caminhões e máquinas agrícolas, exposições de animais e máquinas, olimpíadas coloniais, parque infantil e gastronomia diversificada.

27 07 Missa Festa do Colono

Foto: Mariane Rodrigues

Os destaques da programação I

Ao longo deste fim de semana, serão mais de 200 animais – das mais variadas espécies – expostos durante a Festa do Colono e Motorista. Em uma opção para toda a família, o espaço valoriza os produtores e proporciona, ao mesmo tempo, uma oportunidade de comercialização desses animais. Além disso, próximo ao local, haverá também exposição de orquídeas, máquinas agrícolas e carros antigos.

Os destaques da programação II

Já para o sábado e domingo estão programados os carros chefe da festa. Amanhã, a partir das 10h, os caminhões irão percorrer a Avenida Professor Eurico Back no tradicional desfile que homenageia os motoristas. E no último dia, no mesmo horário e percurso, as máquinas e equipamentos agrícolas saem às ruas, evidenciando a importância dos agricultores para o município.

27 07 Desfile

Novo Local

Reforçando aos interessados em prestigiar, esta edição da Festa do Colono e Motorista acontece em um novo local. A estrutura foi montada no terreno em frente ao Parque Ecológico São Francisco de Assis, com objetivo de centralizar todas as atrações. É o mesmo local que normalmente recebe a Arena de Shows da Heimatfest e que, no futuro, receberá o Centro de Eventos oficial de Forquilhinha.

Dom Paulo Evaristo Arns: o exemplo

Foi emocionante o evento de lançamento em Forquilhinha do filme “Coragem”, produzido e dirigido pelo jornalista Ricardo Carvalho, que conta a história de batalhas e defesa dos direitos humanos do cardeal forquilhinhense Dom Paulo Evaristo Arns. O auditório Alfredo Michels ficou lotado para acompanhar o documentário, exibido na oportunidade pela primeira vez em Santa Catarina. A iniciativa, da Câmara de Vereadores, faz parte do projeto Cinema na Câmara, idealizado pelo vereador Maciel da Soler (MDB).

27 07 Ricardo Carvalho

Foto: Eliane Gonçalves


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo