FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Lançado o curso de Gestão do Agronegócio da Unesc

Unesc vestibular acafe

Nova formação tem o foco em uma vocação e no desenvolvimento regional, levando em conta inovação e conexão com o Sul.

A Unesc fincou pés no agronegócio com o que melhor pode oferecer para alavancar ainda mais o segmento: conteúdo de qualidade. Foi o que proporcionou a aula magna do curso de Gestão do Agronegócio, lançado em alto estilo na noite desta terça-feira (23/11). “A nossa região tem vocação para o agro. Temos potencial para expandir, crescer e qualificar”, anunciou a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

O olhar da Unesc em relação ao agronegócio não é um fenômeno novo. Vem de longa data esse projeto, que agora sai do papel por intermédio da formação de tecnólogo via Unesc Virtual. “O agronegócio, temos observado a cada ano, que é sim uma das maiores riquezas de Santa Catarina e do Brasil. Os números provam o crescimento do agronegócio catarinense”, pontuou a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, que participou do ato.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider

A pró-reitora Indianara antecipou um pouco das muitas expectativas que a Unesc nutre com o novo curso. “Temos a possibilidade de pesquisas na área, de desenvolver projetos de extensão. Temos várias possibilidades a partir do curso. Esperamos que a Unesc atue como um catalisador do segmento. Essa é uma ação concreta de qualificação do setor”, enfatizou. Ela reconheceu, ainda, o grande desafio que a nova formação oferecida pela Unesc traz. “Mesmo com nossos cursos à distância, temos um diferencial importante, que é essa conexão com a atividade regional”, sublinhou.

Embora a reconhecida potencialidade de Santa Catarina em relação ao agro, a presidente da Epagri observou algumas necessidades. “Somos muito bons no que fazemos, mas temos muito a evoluir. Quando falamos em gerir o agronegócio, falamos em planejamento, controle e gestão de todas as cadeiras produtivas. E temos o desafio de produzir mais com custo menor”, salientou Edilene.

O diretor de Corporativismo e Agronegócio da Secretaria de Estado da Agricultura, Léo Kroth, lembrou que “não podemos somente saber produzir, temos que saber administrar também”. Representando o secretário estadual Altair Silva, ele destacou a importância de formações nessa área. “É uma grande iniciativa, de um curso para qualificar profissionais, seja os da gestão, seja os agricultores ligados à produção”, apontou. Kroth mencionou, ainda, a pujança das lavouras localizadas no Sul e o peso do agronegócio para a economia catarinense. Também em nome do Estado, acompanhou o lançamento do curso o presidente da Cidasc, Antônio Plínio de Castro Silva.

Cooperativas e associações atentas

A formação em Gestão do Agronegócio impactará diretamente na administração de negócios no segmento no Sul de Santa Catarina. “A formação de pessoas está no nosso DNA. E temos muito orgulho da Unesc, temos vários colaboradores egressos da Unesc. Há dez anos, um curso na área tratava de parte técnica. Hoje, gestão é fundamental”, comentou o diretor corporativo da Cooperja, Vinícius Cechinel de Moraes.

“Somos gratos por termos sido convidados a fazer parte da concepção desse curso, com opiniões. Nós que tratamos do recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas para a destinação correta”, salientou o presidente da Associação dos Revendedores de Agroquímicos do Sul (Arasul), João Peron Figueredo.

Em nome dos prefeitos da região, o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Jorge Koch, elogiou a iniciativa que vai incrementar a qualidade da agricultura desempenhada no Sul. “Pensamos muito em indústria, carvão e outras áreas, é hora de alavancar o agronegócio ainda mais”, opinou.

A sensibilidade para a região

Coordenador do curso de Gestão do Agronegócio, o professor Miguelangelo Gianezini enfatizou que agora se alcança o resultado de alguns anos de estudos. “São 46 anos que a Unesc tem cursos voltados para a gestão, estava na hora do agronegócio ser contemplado. Essa sensibilidade da gestão, muito ligada com a preocupação com o desenvolvimento regional, fez de novo a diferença”, elogiou.

Gianezini observou que, independente do porte das propriedades, do agronegócio à agricultura familiar, todos estão atendidos pela nova formação que a Unesc oferece. “Fomos incumbidos, eu e a professora Melissa Watanabe, os doutores da Unesc em agronegócio, para desenvolver um curso com foco na gestão e atendendo demandas da região”, explicou.

As dicas da aula magna

Analista de Socioeconomia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ari Jarbas Sandi foi o convidado que ministrou a aula magna do curso de Gestão do Agronegócio na noite desta terça-feira. Técnico em Agropecuária, Economista Agroindustrial e especialista em Gestão Financeira Empresarial, mestre em Agronegócios, Ari compartilhou dados, experiências e dicas valiosas.

“O agronegócio, para que serve? A quem atende?”, indagou. Em seguida, enumerou dados que apontam para a importância do agro em um mundo com quase 8 bilhões, e marchando para alcançar 10 bilhões de habitantes até 2050. “Uma população crescente e que consome muito”, sublinhou.

Ari relacionou dados importantes referentes aos números do potencial do agronegócio em Santa Catarina. “O Sul é a região do Brasil que mais produz carne suína, e Santa Catarina responde por 28% da produção nacional, e 14,5% da produção de aves”, contabilizou. Daí, ele mencionou dois aspectos que o estado precisa incrementar: a participação de seus portos nos índices de exportação da produção e a necessidade de ser menos dependente de outros estados em relação a milho e soja, suprimentos importantes para a criação avícola e suína. “No Sul catarinense tem uma produção importante de suínos também, em Braço do Norte”, lembrou.

O especialista referiu, ainda, a necessidade de manter pragas e pestes sob controle, e lembrou o peso que as rações têm nos custos da avicultura. “Em torno de 75% dos custos da avicultura são oriundos das rações”, relatou. Ari arrematou com a orientação mais aguardada pelos alunos do curso de Gestão do Agronegócio: “gestão não é tão difícil, é preciso ter vontade. E separar os dados, o que são despesas variáveis e fixas, fazendo a separação adequada. Depois é empregar uma metodologia”, concluiu.

O curso de Gestão do Agronegócio segue a linha dos novos formatos de aprendizagem que vêm pautando a perspectiva da Unesc com foco na formação do futuro. Com duração de três anos e aulas programadas para começar em março de 2022, o curso aposta em corpo docente qualificado, currículo diversificado e atenção constante às tendências do agro.

Redação – Assessoria de Imprensa Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo