FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Laboratório Búrigo oferece exames para a proteção de equídeos

Foto Reprodução Internet

Testes negativos para Mormo e Anemia Infecciosa Equina são obrigatórios para aglomeração e transporte de animais

Criadores de equídeos (cavalos, pôneis, burros) do Sul catarinense já podem contar com o Laboratório Búrigo para a coleta e a realização de exames para Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE), duas doenças altamente contagiosas, sem cura, que também podem acometer outros animais e humanos, levando a morte.

O exame negativo para AIE é considerado obrigatório pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para o transporte de animais, dentro e fora do estado, além da participação em eventos com aglomeração, como rodeios, exposições, cavalgadas, provas hípicas e leilões.

Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

Já o teste negativo para Mormo passou a ser exigido, no começo deste mês, após a confirmação de um foco na Serra catarinense, na cidade de São Cristóvão do Sul. De acordo com o órgão de defesa sanitária animal, há 11 anos não havia registro da zoonose no estado.

Para a comodidade dos criadores de equídeos e segurança de seus animais, o Laboratório Búrigo passa a oferecer serviço especializado de coleta em propriedades rurais, haras e locais de hospedagem. A médica veterinária da unidade Búrigo Vet, Diliane Sartor, é quem realiza o atendimento, com acondicionamento adequado das amostras e o preenchimento de toda a documentação exigida pela Cidasc.

Outra opção é contratar o médico veterinário de confiança e encaminhar as amostras e a documentação completa para a unidade Búrigo Vet, no bairro Cruzeiro do Sul, em Criciúma. No entanto, para a coleta do exame de Mormo, o profissional deverá estar habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “As amostras serão encaminhadas para um laboratório terceirizado em São Paulo, com resultados em até sete dias”, explica a veterinária.

Validade dos exames

Os criadores de equídeos da região devem estar atentos à validade do exame para Mormo e AIE, que é de 60 dias. Após esse período, novos testes serão necessários caso o proprietário queira transportar os animais ou inscrevê-los em eventos. Somente com o teste negativo para as duas doenças é que o criador poderá emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) nos escritórios municipais da Cidasc.

Exames com demanda local em breve

De acordo com a coordenadora da Unidade Búrigo Vet, Karina Cancelier Praessler, o Laboratório Búrigo passará a oferecer, em breve, os dois exames localmente. “Todos os protocolos já foram encaminhados ao Inmetro, que deverá visitar nossa unidade, em curto e médio prazo, para a liberação do serviço”, afirma. Analisados em Criciúma, os exames terão resultados em até 48 horas.

Caroline Bortot


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo