FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Justiça prorroga afastamento do prefeito de Lages

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina prorrogou o afastamento de Elizeu Matos do cargo de prefeito municipal de Lages. O pedido, feito pelo Ministério Público de Santa Catarina, ocorreu em virtude da denúncia resultante da Operação Águas Limpas. A decisão, desta segunda-feira (1/5) prorroga o afastamento até o final da instrução processual.

O afastamento havia sido inicialmente definido pelo TJSC em 4 de dezembro de 2014 pelo prazo de 180 dias, que se encerraria em 3 de junho.

No pedido de prorrogação o Ministério Público afirma que a medida é necessária “em face da complexidade processual e da gravidade concreta da conduta, por conveniência da instrução criminal e para evitar a repetição da dilapidação do patrimônio público”.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Maderonchi

Para o MPSC não é possível estabelecer um prazo limite para o afastamento em virtude da complexidade do processo que terá a fase instrutória iniciada nos próximos dias e que já conta com mais de 4 mil páginas e 26 testemunhas arroladas pelo Ministério Público.

O pedido de prorrogação também cita a “necessidade de se evitar a reiteração dos atos criminosos e a continuidade da dilapidação do patrimônio público” e lembra a gravidade das condutas praticadas descritas na ação penal contra 10 pessoas, pelos crimes de formação de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, dispensa indevida de licitação, fraude à licitação e advocacia administrativa, com elevado prejuízo aos cofres públicos.

Na decisão, o Desembargador Ernani Guetten de Almeida relata que o afastamento é uma das medidas que substituiu a detenção e destaca que é “excepcional, devendo ser alicerçada no risco concreto de prejuízo”. Para o Desembargador o afastamento é necessário para a garantia da ordem pública e para “resguardar a produção probatória, de forma que o retorno ao cargo efetivamente poria em risco a plena instrução criminal”.

O afastamento já havia sido confirmado, por unanimidade, pelo Superior Tribunal de Justiça em 16 de abril ao julgar o pedido de habeas corpus de Elizeu Mattos. Na Ação de Improbidade Administrativa proposta pelo Ministério Público na Comarca de Lages também foi determinado o afastamento do cargo.

 MPSC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo