FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Justiça proíbe cobranças indevidas da Brasil Telecom S/A

A Justiça catarinense manteve a decisão que impede a Brasil Telecom S/A de realizar cobranças indevidas de seus consumidores na assinatura de contratos para prestação de serviços de internet. A empresa, ao firmar contratos com seus clientes, incluía cláusulas prevendo a cobrança de multa caso o consumidor solicitasse a rescisão do contrato dentro de um período de 12 meses da sua assinatura.

Para a Justiça, a aplicação das cláusulas questionadas pelo Ministério Público representam ameaça aos direitos dos clientes, pois impõe obrigações excessivas. As cobranças da empresa ferem os artigos 47 e 51 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A decisão da Justiça proíbe a cobrança da multa prevista na cláusula 7.1 do contrato da Brasil Telecom, que cobrava multa quando o consumidor solicitava rescisão, com trinta dias de antecedência, a partir do décimo primeiro mês de vigência do contrato. Proíbe, também, a cobrança de multa após o cumprimento de 12 meses do contrato.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Credisol

Caso descumpra a medida, a empresa está sujeita à multa diária no valor de R$10 mil. Além disso, terá de devolver os valores cobrados indevidamente daqueles consumidores que tenham solicitado, por carta, a rescisão do contrato a partir do 11º mês de vigência e tenham pago a multa prevista.

A decisão está embasada no CDC, que coíbe a imposição de obrigações que possam desfavorecer consumidores, como, por exemplo, a abusividade de determinadas cláusulas. O artigo 51 do CDC destaca obrigações consideradas abusivas que colocam o consumidor em desvantagem.

MPSC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo