Política

Justiça determina remoção de fake news na internet contra candidato a prefeito

Identificados, os infratores além de retirarem o conteúdo estão proibidos de compartilharem o material sob pena de multa de R$ 5 mil por mensagem.

O Juiz da 98ª Zona Eleitoral de Criciúma, Marlon Jesus Soares de Souza, determinou nesta quinta-feira (29), a remoção imediata de fake news que atinge o candidato a prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD). Contra o candidato, de forma caluniosa e maldosa, circulam no Facebook e WhatsApp conteúdos destinados a denegrir a imagem do postulante, atribuindo a ele a prática de condutas criminosas.

Entretanto, a Justiça reconheceu que não há qualquer comprovação das acusações e que a carga ofensiva atinge em cheio a honra de Neguinho com o único objetivo de prejudicá-lo na disputa eleitoral.

Thiago Auto Lavação
Sabor D,Italia
Net Lider
Posto Bravo
Maderonchi
Star Seguros

Foram três os infratores identificados e que devem, imediatamente, retirar os conteúdos publicados. Eles ainda estão proibidos de compartilharem o conteúdo falso sob pena de multa de R$ 5 mil por mensagem.

“A carga ofensiva do conteúdo é evidente, afinal ao sugerir a prática de crime acaba por atingir em cheio e honra alheia e traz fato importante para eventual convencimento do eleitorado em sua decisão final de voto, e, por isso, é necessário que em tais situações a publicação de informações com caráter negativo ao outro sejam acompanhadas de prova irrefutável da afirmação, a fim de que se possa conceber a divulgação em respeito ao louvável direito de expressão. No caso, não se tem no momento qualquer comprovação anexada ao conteúdo publicado que demonstre que o ofendido tenha de fato praticado aquelas condutas, ou esteja, sob investigação formal e oficial respondendo a todas as acusações mencionadas nos impulsionamentos”, justifica o magistrado na decisão.

Redação – Fernanda Zampoli

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo