FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

“Julho Amarelo” alerta população para riscos das Hepatites Virais

Hepatites Virais

Capacitações e mutirões para testes rápidos fazem parte da agenda do mês.

A Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria de Saúde, deu início à campanha ‘Julho Amarelo’, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28. Todas as 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município fornecem o teste gratuito para a Hepatite B e C. O resultado leva cerca de meia-hora para ficar pronto.

A campanha, que acontece de 23 a 28 de julho, é importante também para realizar o rastreamento dos casos do município. Segundo a coordenadora do Programa de Hepatites Virais, Fabiana de Brida, o número de casos no município baixou no ano passado, comparado com 2016. “Tivemos 143 casos novos em 2016. Já em 2017 conseguimos reduzir para 93 casos”, contabilizou.

Maderonchi
Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

A Hepatite é uma doença silenciosa e qualquer pessoa pode ser contaminada. A não esterilização de utensílios utilizados em estúdios de tatuagem, salões de beleza e também a relação sexual sem preservativo, são as principais formas de transmissão. “Quem realizou transfusão de sangue antes de 1993 também deve fazer o teste, porque existe o risco de ter contraído a doença”, alertou Fabiana.

Hoje já existe tratamento e cura para a Hepatite C. Quem contraiu a doença, deve realizar o tratamento, que dura cerca de três meses, e tem 95% de chance de cura. Além de não ter efeitos colaterais, o tratamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outros órgãos também estão apoiando a campanha. Entre os dias 23 e 27, o Hospital São José estará ofertando o teste de Hepatite B e C, na recepção do local. No sábado (28), entre às 9h e 13h, o Rotary Club irá realizar o teste para Hepatite C, na Praça Nereu Ramos. Já a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, também fornecerá o teste. Todos os exames são gratuitos.

Sensibilizações e capacitações para os profissionais da saúde

Durante o período da campanha, serão realizados eventos para qualificação dos profissionais que atuam na área da saúde.

  • 12/07 às 8h30 – Sensibilização sobre Hepatites Virais para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
  • 17/07 às 15h – Sensibilização sobre Hepatites Virais para Agentes de Saúde e Gerentes das Unidades de Saúde do município, no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
  • 24/04 – Durante todo o dia haverá uma capacitação sobre Hepatites Virais para Técnicos em Enfermagem do município, no auditório da Amrec.

UBS fornece outros testes rápidos

Além dos testes para Hepatites Virais, exames para HIV e sífilis também estão disponíveis nas unidades de saúde. De forma gratuita e com resultado em menos de uma hora, cerca de 1,2 mil testes são realizados todos os meses no município.

Francine Ferreira – Guilherme Nuernberg


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo