FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

No inverno, o importante é não ficar parado!

exercício frio inverno

Imagine um dia frio, chuvoso e com temperaturas baixas, um dia típico de inverno. Muita gente pode achar que esse cenário não é propício para a prática de exercícios. Mas, engana-se quem pensa que ficar em casa, embaixo das cobertas, é sempre a melhor opção. É no inverno que a atividade física pode parecer mais confortável e menos desgastante.

Quem afirma é o educador físico Rafael Paz, ao mesmo tempo em que chama a atenção para os cuidados exigidos ao se exercitar nos dias frios. A primeira defesa do corpo humano exposto ao frio, segundo o profissional, é a contração dos vasos periféricos que fazem com que o corpo perca menos calor. No entanto, o calor produzido pelo metabolismo devido à atividade muscular pode contribuir para a regulação do estresse físico causado pela baixa temperatura.

“As partes do corpo que mais sofrem com o frio são as mãos, os pés e a cabeça. Por isso, deve-se proteger para minimizar a perda de calor. Então, não dispense luvas e gorros ou faixas que cubram as orelhas.” Rafael ressalta que esses cuidados são importantes, pois, qualquer parte descoberta do corpo perde calor para o ambiente. “Você demanda maior energia para manter-se aquecido e pode sentir o exercício mais extenuante”, explica.

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

O aquecimento e a hidratação do corpo também são fundamentais para a prática saudável de atividade física. O consumo diário de líquido deve ser em média 2,7 litros para as mulheres e 3,7 litros para os homens, de acordo com a Recommended Dietary Allowances (RDAs), referência utilizada mundialmente para o consumo de água e nutrientes. Rafael salienta que, com as baixas temperaturas, são exigidos cuidados redobrados com a hidratação, já que o clima frio gera a falsa sensação de que o corpo precisa ingerir menos líquido.

Quanto ao aquecimento, deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém, no inverno, com um pouco mais de atenção. “No frio a musculatura está mais contraída e tensa. Para atenuar os riscos de lesões, é preciso realizar um bom aquecimento, em ritmo mais lento do que o habitual, durante 15 a 20 minutos”, destaca.

Outra boa dica segundo o profissional é trocar a roupa suada logo após o término do exercício. “Se você vestir um casaco por cima da roupa molhada, vai passar frio. Troque a camiseta e então coloque o casaco.” Rafael afirma ainda que um bom argumento para não desistir do treino no frio é que, pela necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais, a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentam, o que faz com que o corpo gaste mais energia mesmo em repouso.

Vai se exercitar no frio?

Roupas leves: o ideal é usar roupas que mantêm o corpo aquecido, mas que sejam confortáveis e leves. Dessa forma, com o aumento da temperatura corporal, fica mais fácil remover os agasalhos. Roupas mais coladas ao corpo, como segunda pele, costumam proteger melhor do frio.

Aquecimento aeróbico: no frio, prime ainda mais pelo alongamento e aquecimento, para que os músculos e articulações fiquem devidamente preparados para realizar o exercício físico, esse cuidado minimiza o risco de ocorrer lesões musculares.

Alimentação: alimentar-se antes da prática de exercícios físicos é fundamental, afinal o organismo necessita de energia para chegar até o fim do treino. No inverno, esse cuidado deve ser intensificado, já que o corpo exige mais para se manter aquecido.

Hidratação: É mais difícil perceber durante o inverno, mas o suor provocado pelos movimentos pode levar o corpo à desidratação. Durante a prática recomenda-se que a hidratação seja feita com água pura.

Ambientes fechados: se você costuma se exercitar em ambientes fechados é preciso ficar mais atento, pois a menor ventilação e circulação do ar facilitam a transmissão de doenças como a gripe e o resfriado.

Francine Ferreira – Andressa Recchia


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo