FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Indústria do carvão deve ter queda de 20% em 2016

carvão

Usitesc é esperança de boas notícias para a região no leilão de energia.

Com queda na produção, mas ainda acima da média. Foi assim o ano de 2015 para a indústria do carvão mineral no Sul de Santa Catarina. Em meio as atribulações econômicas no cenário nacional, o carvão ainda teve papel fundamental para o setor energético brasileiro. No entanto, 2016 apresentará um quadro de decréscimo.

“Tivemos uma queda de 6% em 2015 e para 2016 a previsão é que tenhamos uma queda de 20% na entrega de carvão. Enquanto os anos de 2013, 2014 e 2015 o consumo das térmicas subiu, no próximo ano, devido ao fato de o consumo de energia permanecer baixo e também com a entrada de novos projetos hidrelétricos, as térmicas devem ser menos utilizadas”, explica o diretor executivo do Sindicato da Indústria da Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Fernando Zancan.

Contape
Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

De acordo com Zancan, a queda é cíclica e pode mudar nos próximos anos. “Como o sistema elétrico brasileiro é hidrotérmico depende do período de chuvas no sudeste, de novembro a abril. Se a chuva for pouca o governo é obrigado a despachar as térmicas, para garantir a segurança energética”, resume o diretor executivo do Siecesc.

Usitesc ainda é esperança

Com a queda na entrega de carvão prevista, 2016 pode ter sua notícia positiva com a Termelétrica Sul-Catarinense (Usitesc), que participará do Leilão A-5, marcado para o dia 31 de março.

“A Usitesc é fundamental para o progresso da região e também para a segurança da indústria do carvão. Estamos com bastante esperança com a participação dela no leilão. Dependemos apenas do preço teto que o governo vai estabelecer e da demanda de energia”, afirma Zancan.

Francine Ferreira – Redação Portal Satc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo