FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Implantação do SVO no Sul do Estado é discutido em Sombrio

IMG 4687

Com o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), os municípios terão detalhes mais aprofundados sobre as causas da morte e poderão adotar medidas preventivas na saúde.

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) está novamente na pauta, desta vez a reunião aconteceu no município de Sombrio, na manhã de sexta-feira, 31, no auditório da prefeitura. O debate foi sobre a instalação de uma unidade para todo o Sul de Santa Catarina.

O prefeito Zênio Cardoso fez a abertura da reunião que foi conduzida pela presidente da Comissão Intergestores Regionais e secretária de saúde de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha. Estiveram presentes no encontro os representantes de saúde da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc),  Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), e da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Maderonchi
Contape

De acordo com a presidente da Comissão Intergestores Regionais e secretária de saúde de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, há dois meses já houve a deliberação deste recurso contemplando o SVO para cada macrorregião do Estado. “Um dos objetivos neste primeiro momento junto com os outros coordenadores da saúde de cada região é organizar um plano de trabalho onde será implantado esse serviço que é de extrema importância”, disse.

Conforme o presidente da Comissão Intergestores Regionais da Amrec e secretário de Saúde de Içara, o médico Lauro Nogueira, a implantação do SVO irá permitir dados mais eficazes referente às causas da morte, onde será possível traçar um mapa detalhado de cada município e trabalhar em cima da prevenção.

“É através do serviço de SVO que nós vamos implantar nos nossos municípios os nossos projetos, nossas ações de saúde. Com o SVO que podemos fazer uma epidemiologia melhor em nossa cidade”, completou Nogueira.

Quando a macrorregional estiver em funcionamento, o Estado contribuirá com repasses mensais de R$ 15 mil e do Ministério da Saúde serão R$ 40 mil.

“Estamos plantando uma semente para uma nova união, pensando um pouco maior, não apenas na saúde do município, e sim, pensando em macro. Então a união com certeza trará diferença para toda a nossa população de uma grande macrorregião”, concluiu a secretária.

Ascom Sombrio

IMG 4710


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo