Óticas Carol
Óticas Carol 2
Colunistas

Impasse sobre rematrículas terá capítulo final na próxima segunda-feira

Odonto Excellence

DA COMUNIDADE

O impasse das matrículas

O impasse envolvendo a matrícula de alunos de Forquilhinha em escolas municipais de Criciúma promete ter mais um capítulo – quem sabe o final – na próxima segunda-feira. A partir das 20h, a comissão de pais formada para tratar do assunto será recebida no Paço Municipal, para que o Poder Executivo repasse a resposta da Prefeitura de Criciúma, quanto a sugestão de que os alunos ficassem pelo menos mais um ano letivo nas instituições do município vizinho, para que fossem preparadas psicologicamente para a mudança.

Nesta semana, o prefeito Dimas Kammer teve uma nova conversa com o prefeito Clésio Salvaro, a respeito dessa situação. O impasse gira em torno da rematrícula de alunos forquilhinhenses que estudam atualmente em escolas dos Bairros São Roque e Sangão. Criciúma solicita que seja firmado um convênio para manter os estudantes no município, enquanto Forquilhinha garante que tem vagas em sua rede de ensino, o que impediria que fossem feitos repasses para Criciúma.

Próxima semana

Em meio a essa discussão, a Secretaria de Educação de Forquilhinha realiza na próxima semana as matrículas e rematrículas de seus respectivos alunos. Seguindo o princípio de procurar as escolas mais próximas de suas casas, os pais deverão ir até as instituições munidos de documentos básicos: Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovantes de residência e vacinação, e atestado de frequência no caso de transferência.

Da Soler Selo
Dengo Produtos de Limpeza
Thiago Auto Lavação
Contape
ES Academia
Ri Cred

Para as rematrículas, o prazo será de segunda a quarta-feira da semana que vem, dias 19, 20 e 21 de novembro. Já para as matrículas novas, os pais devem ir na quinta ou sexta-feira, dias 22 e 23. Depois do prazo, as escolas permanecerão aceitando o ingresso de estudantes, porém de acordo com a organização de turmas e períodos.

Sem folga

Mesmo com o feriado de Proclamação da República ontem, a Administração Municipal de Forquilhinha não realiza ponto facultativo hoje. Dessa forma, todas as repartições públicas seguem trabalhando normalmente nesta sexta-feira, das 7h às 13h. Com exceção dos serviços essenciais, que também estão funcionando, mas em seus respectivos horários diferenciados.

ACTs

Foi divulgada nesta semana a lista definitiva das inscrições deferidas para o processo seletivo de contratação em caráter temporário (ACTs) da rede municipal de ensino de Forquilhinha, para o ano letivo de 2019. A prova acontece no próximo dia 25 de novembro e os respectivos locais e horários de cada candidato deverão ser publicados até às 23h59min de hoje. São vagas para os cargos de professor, auxiliar de educação e agente e serviços gerais. Mais informações podem ser obtidas pelo site.

Sem complexo em 2018

Segue sem solução imediata o problema envolvendo o Complexo de Segurança Pública de Forquilhinha, localizado nas proximidades do Paço Municipal e Câmara de Vereadores, na área central da cidade. A empresa responsável abandonou a obra por problemas trabalhistas e, desde então, os trabalhos ainda não foram retomados no local, cuja estrutura está erguida, mas ainda precisando receber as devidas instalações e acabamentos.

De acordo com o gerente de Obras da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Estevão Roberto Ribeiro, a expectativa era de que fosse lançada até o fim desta semana a licitação para que uma nova empresa assuma o trabalho. Em se confirmando, o prazo para definição da nova empresa é de até 40 dias, se não houver nenhuma impugnação. Como os recursos já estão carimbados e garantidos, o cenário mais positivo é que a construção seja retomada em janeiro de 2019.

A estrutura

Com área de mais de 500 metros quadrados, o Complexo de Segurança Pública de Forquilhinha vai abrigar a nova sede da Delegacia de Polícia Civil, além de unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto Geral de Perícias (IGP). O prédio de dois pavimentos está sendo erguido em um terreno doado pela Prefeitura de Forquilhinha, com investimentos de quase R$ 690 mil, obtidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública por meio do Pacto ​pel​a Segurança.

A placa em frente à construção informa o início dos trabalhos em 11 de novembro de 2015 e prazo de término em 11 de outubro de 2016. No entanto, até agora permanece inacabada.

Gestão de Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade da Coopera teve confirmado seu certificado ISO 9001:2015. A auditoria aconteceu no mês de agosto e avaliou os serviços prestados, no que se referem a qualidade da energia entregue nas unidades consumidoras, prazos para atendimento das solicitações de serviços e tratamento das reclamações recebidas.

O Sistema de Gestão da Qualidade da Coopera foi implantado em 2010 e, desde então, todos os processos internos são auditados anualmente para verificar sua melhoria contínua. O novo certificado de qualidade tem validade por mais três anos, com auditorias periódicas de manutenção.

Conferência

Por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, a Prefeitura de Forquilhinha realiza na próxima quinta-feira, 22 de novembro, sua primeira Conferência Municipal. A partir das 13h, na Casa Mãe Helena, interessados no assunto debaterão o tema: “Desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”.

Capital do Vôlei

Neste fim de semana, Forquilhinha será a capital Sul catarinense do vôlei por dois dias. O município sediará duas finais da Liga Voleibol de Santa Catarina: amanhã da Série Ouro da categoria Mirim, para atletas de até 14 anos; e no domingo da categoria Pré-Mirim, para meninas de até 13 anos. Os jogos serão disputados no Ginásio de Esportes Professor Adolfo Back. O fato de ter realizado a melhor campanha na 1ª fase de ambas as competições foi o que possibilitou que a cidade conquistasse o direito de ser a sede dos confrontos finais.

DA POLÍTICA

Encerramento

Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, tanto do Ensino Fundamental quanto Médio, participaram de suas últimas sessões nesta semana. Aproveitando a oportunidade, todos visitaram o Paço Municipal e conversaram com o prefeito Dimas Kammer e vice Félix Hobold. Na pauta, as indicações encaminhadas ao Poder Executivo ao longo dos últimos meses e o pedido para que sejam avaliadas com atenção e, na medida do possível, colocadas em prática.

Em dezembro

Na Câmara de Vereadores, todas as últimas movimentações políticas se encaminham para a sessão a ser realizada no dia 17 de dezembro. Na oportunidade, durante o último encontro ordinário dos parlamentares em 2018, será realizada a eleição da Mesa Diretora da Casa para o próximo biênio – 2019/2020. O pleito acontecerá de forma nominal, e não por chapa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Spilere Serralheria G
Anuncie FN 2017
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé
Topo