FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Impasse sobre rematrículas terá capítulo final na próxima segunda-feira

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

O impasse das matrículas

O impasse envolvendo a matrícula de alunos de Forquilhinha em escolas municipais de Criciúma promete ter mais um capítulo – quem sabe o final – na próxima segunda-feira. A partir das 20h, a comissão de pais formada para tratar do assunto será recebida no Paço Municipal, para que o Poder Executivo repasse a resposta da Prefeitura de Criciúma, quanto a sugestão de que os alunos ficassem pelo menos mais um ano letivo nas instituições do município vizinho, para que fossem preparadas psicologicamente para a mudança.

Nesta semana, o prefeito Dimas Kammer teve uma nova conversa com o prefeito Clésio Salvaro, a respeito dessa situação. O impasse gira em torno da rematrícula de alunos forquilhinhenses que estudam atualmente em escolas dos Bairros São Roque e Sangão. Criciúma solicita que seja firmado um convênio para manter os estudantes no município, enquanto Forquilhinha garante que tem vagas em sua rede de ensino, o que impediria que fossem feitos repasses para Criciúma.

Próxima semana

Em meio a essa discussão, a Secretaria de Educação de Forquilhinha realiza na próxima semana as matrículas e rematrículas de seus respectivos alunos. Seguindo o princípio de procurar as escolas mais próximas de suas casas, os pais deverão ir até as instituições munidos de documentos básicos: Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovantes de residência e vacinação, e atestado de frequência no caso de transferência.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Maderonchi

Para as rematrículas, o prazo será de segunda a quarta-feira da semana que vem, dias 19, 20 e 21 de novembro. Já para as matrículas novas, os pais devem ir na quinta ou sexta-feira, dias 22 e 23. Depois do prazo, as escolas permanecerão aceitando o ingresso de estudantes, porém de acordo com a organização de turmas e períodos.

Sem folga

Mesmo com o feriado de Proclamação da República ontem, a Administração Municipal de Forquilhinha não realiza ponto facultativo hoje. Dessa forma, todas as repartições públicas seguem trabalhando normalmente nesta sexta-feira, das 7h às 13h. Com exceção dos serviços essenciais, que também estão funcionando, mas em seus respectivos horários diferenciados.

ACTs

Foi divulgada nesta semana a lista definitiva das inscrições deferidas para o processo seletivo de contratação em caráter temporário (ACTs) da rede municipal de ensino de Forquilhinha, para o ano letivo de 2019. A prova acontece no próximo dia 25 de novembro e os respectivos locais e horários de cada candidato deverão ser publicados até às 23h59min de hoje. São vagas para os cargos de professor, auxiliar de educação e agente e serviços gerais. Mais informações podem ser obtidas pelo site.

Sem complexo em 2018

Segue sem solução imediata o problema envolvendo o Complexo de Segurança Pública de Forquilhinha, localizado nas proximidades do Paço Municipal e Câmara de Vereadores, na área central da cidade. A empresa responsável abandonou a obra por problemas trabalhistas e, desde então, os trabalhos ainda não foram retomados no local, cuja estrutura está erguida, mas ainda precisando receber as devidas instalações e acabamentos.

De acordo com o gerente de Obras da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Estevão Roberto Ribeiro, a expectativa era de que fosse lançada até o fim desta semana a licitação para que uma nova empresa assuma o trabalho. Em se confirmando, o prazo para definição da nova empresa é de até 40 dias, se não houver nenhuma impugnação. Como os recursos já estão carimbados e garantidos, o cenário mais positivo é que a construção seja retomada em janeiro de 2019.

Complexo SSP de Forquilhinha. Crédito Francine Ferreira 1

A estrutura

Com área de mais de 500 metros quadrados, o Complexo de Segurança Pública de Forquilhinha vai abrigar a nova sede da Delegacia de Polícia Civil, além de unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto Geral de Perícias (IGP). O prédio de dois pavimentos está sendo erguido em um terreno doado pela Prefeitura de Forquilhinha, com investimentos de quase R$ 690 mil, obtidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública por meio do Pacto ​pel​a Segurança.

A placa em frente à construção informa o início dos trabalhos em 11 de novembro de 2015 e prazo de término em 11 de outubro de 2016. No entanto, até agora permanece inacabada.

Gestão de Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade da Coopera teve confirmado seu certificado ISO 9001:2015. A auditoria aconteceu no mês de agosto e avaliou os serviços prestados, no que se referem a qualidade da energia entregue nas unidades consumidoras, prazos para atendimento das solicitações de serviços e tratamento das reclamações recebidas.

O Sistema de Gestão da Qualidade da Coopera foi implantado em 2010 e, desde então, todos os processos internos são auditados anualmente para verificar sua melhoria contínua. O novo certificado de qualidade tem validade por mais três anos, com auditorias periódicas de manutenção.

26 01 Coopera

Conferência

Por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, a Prefeitura de Forquilhinha realiza na próxima quinta-feira, 22 de novembro, sua primeira Conferência Municipal. A partir das 13h, na Casa Mãe Helena, interessados no assunto debaterão o tema: “Desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”.

Capital do Vôlei

Neste fim de semana, Forquilhinha será a capital Sul catarinense do vôlei por dois dias. O município sediará duas finais da Liga Voleibol de Santa Catarina: amanhã da Série Ouro da categoria Mirim, para atletas de até 14 anos; e no domingo da categoria Pré-Mirim, para meninas de até 13 anos. Os jogos serão disputados no Ginásio de Esportes Professor Adolfo Back. O fato de ter realizado a melhor campanha na 1ª fase de ambas as competições foi o que possibilitou que a cidade conquistasse o direito de ser a sede dos confrontos finais.

DA POLÍTICA

Encerramento

Os estudantes eleitos para o Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, tanto do Ensino Fundamental quanto Médio, participaram de suas últimas sessões nesta semana. Aproveitando a oportunidade, todos visitaram o Paço Municipal e conversaram com o prefeito Dimas Kammer e vice Félix Hobold. Na pauta, as indicações encaminhadas ao Poder Executivo ao longo dos últimos meses e o pedido para que sejam avaliadas com atenção e, na medida do possível, colocadas em prática.

16 11 Parlamento Jovem

Em dezembro

Na Câmara de Vereadores, todas as últimas movimentações políticas se encaminham para a sessão a ser realizada no dia 17 de dezembro. Na oportunidade, durante o último encontro ordinário dos parlamentares em 2018, será realizada a eleição da Mesa Diretora da Casa para o próximo biênio – 2019/2020. O pleito acontecerá de forma nominal, e não por chapa.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo